
Durante entrevista concedida nesta quarta-feira (6/8) à agência Reuters, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele “tinha comportamento de ditador” e que deveria responder a mais processos judiciais por atitudes que teriam prejudicado o Brasil no cenário internacional.
Lula disse que Bolsonaro não soube lidar com a derrota nas eleições de 2022 e tentou se manter no poder a qualquer custo, em clara referência ao processo que o ex-mandatário enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma suposta tentativa de golpe de Estado.
“Esse cidadão não estava preparado para disputar eleições e perder. Ele tinha um comportamento de um ditador. Ele queria se perpetuar no poder”, afirmou o presidente.
O chefe do Executivo federal também acusou Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, de “traição à pátria”, por, segundo ele, buscarem apoio de autoridades dos Estados Unidos contra o Brasil.
“Não tem precedente na história um presidente da República e o filho, que é deputado, ir para os Estados Unidos para insuflar o presidente dos Estados Unidos contra o Brasil. Isso nunca existiu na história, eu acho que de nenhum país do mundo”, criticou Lula.
Lula ainda defendeu que ambos sejam responsabilizados por danos causados ao país, não apenas do ponto de vista político, mas também econômico e institucional.
“Eu acho que ele [Bolsonaro] deveria ser julgado por mais processos, porque o que ele está fazendo agora, insuflando os Estados Unidos contra o Brasil, causando prejuízo à economia brasileira, causando prejuízo aos trabalhadores brasileiros, ele e o filho dele deveriam ter outro processo e ser condenados como traidores da pátria”, completou.
Ver essa foto no Instagram
As falas de Lula acontecem em meio a prisão domiciliar de Bolsonaro, decretada na última segunda-feira (4) pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, e ao tarifaço de 50% assinado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que entrou em vigor nesta quarta (6).
Por Patos Online
Com informações do Metrópoles
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro
Posicionamento Nabor descarta intenção de buscar o apoio de Cícero Lucena para o pleito de 2026
Conscientização Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa
Eleições 2026 Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Convênio Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para estágio de universitários no município Mín. 22° Máx. 38°