A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 8 de agosto, uma ação especial de atendimento ginecológico e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Evaristo Guedes, no bairro Mutirão. A iniciativa foi voltada para mulheres em idade fértil que buscam métodos contraceptivos seguros e de longa duração, desde que não apresentem contraindicações para o uso. O Senac também colaborou com a oferta de atendimentos de beleza.
A ação atendeu à crescente demanda identificada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família na região. Segundo a enfermeira responsável pela triagem, a profissional de saúde Thayne Lucena, a procura por consultas ginecológicas e inserção de DIU aumentou significativamente nos últimos meses.
“Percebemos que muitas mulheres do Mutirão tinham dificuldade de se deslocar até as unidades que realizam o procedimento, como a UBS Verônica Vieira, no bairro Belo Horizonte, e a UBS José de Oliveira Pio, no bairro Bivar Olinto. Por isso, concentramos essa ação aqui, para facilitar o acesso e garantir que mais mulheres possam contar com esse método contraceptivo”, explicou a enfermeira.
O DIU de cobre, disponível na rede municipal de saúde, é um método contraceptivo de longa duração, com validade de até 12 anos. Ele não contém hormônios e pode ser retirado a qualquer momento, permitindo o retorno imediato da fertilidade.
Durante a ação, três enfermeiras — Edite, Juliana e Thayne — realizaram os procedimentos de inserção, com apoio de uma residente de farmácia, que realizou testes rápidos, além de toda a equipe da UBS Evaristo Guedes, responsável pela triagem e organização dos atendimentos.
O acesso ao método é simples: a mulher deve procurar a unidade básica de saúde do seu bairro, conversar com o enfermeiro ou médico e, se não houver contraindicação, será encaminhada para uma das unidades de referência. A Secretaria de Saúde reforça que todas as unidades básicas do município podem encaminhar as pacientes interessadas para os locais habilitados a realizar a inserção.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 20° Máx. 35°