
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 8 de agosto, uma ação especial de atendimento ginecológico e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Evaristo Guedes, no bairro Mutirão. A iniciativa foi voltada para mulheres em idade fértil que buscam métodos contraceptivos seguros e de longa duração, desde que não apresentem contraindicações para o uso. O Senac também colaborou com a oferta de atendimentos de beleza.
A ação atendeu à crescente demanda identificada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família na região. Segundo a enfermeira responsável pela triagem, a profissional de saúde Thayne Lucena, a procura por consultas ginecológicas e inserção de DIU aumentou significativamente nos últimos meses.
“Percebemos que muitas mulheres do Mutirão tinham dificuldade de se deslocar até as unidades que realizam o procedimento, como a UBS Verônica Vieira, no bairro Belo Horizonte, e a UBS José de Oliveira Pio, no bairro Bivar Olinto. Por isso, concentramos essa ação aqui, para facilitar o acesso e garantir que mais mulheres possam contar com esse método contraceptivo”, explicou a enfermeira.
O DIU de cobre, disponível na rede municipal de saúde, é um método contraceptivo de longa duração, com validade de até 12 anos. Ele não contém hormônios e pode ser retirado a qualquer momento, permitindo o retorno imediato da fertilidade.
Durante a ação, três enfermeiras — Edite, Juliana e Thayne — realizaram os procedimentos de inserção, com apoio de uma residente de farmácia, que realizou testes rápidos, além de toda a equipe da UBS Evaristo Guedes, responsável pela triagem e organização dos atendimentos.
O acesso ao método é simples: a mulher deve procurar a unidade básica de saúde do seu bairro, conversar com o enfermeiro ou médico e, se não houver contraindicação, será encaminhada para uma das unidades de referência. A Secretaria de Saúde reforça que todas as unidades básicas do município podem encaminhar as pacientes interessadas para os locais habilitados a realizar a inserção.
Secom – Prefeitura de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°