
Nesta segunda-feira, 11 de agosto, foi inaugurado o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Matheus Leitão, que irá atender a Zona Norte de Patos. Localizado no bairro Belo Horizonte, o equipamento, agora com sede própria, chega para ampliar e qualificar o acesso às políticas públicas de assistência social, fortalecendo o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, com acolhimento, orientação e encaminhamento para os diversos serviços da rede socioassistencial.
A cerimônia contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, lideranças comunitárias, representantes da rede de proteção social e moradores da região. Além dos discursos, houve apresentação da Filarmônica 26 de Julho, e a participação de Tia Aline e o personagem Stitch.
O prefeito Nabor Wanderley destacou que a obra era uma reivindicação antiga e que, antes, o CRAS funcionava em uma casa alugada. Ele agradeceu ao deputado Hugo Motta pelos recursos conseguidos e destacou a ampliação da área de convivência para a comunidade.
“Além dos atendimentos do Bolsa Família e do Programa PAI, vamos oferecer cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI, capacitando as famílias para gerar renda e sustento”, afirmou o prefeito.
O deputado federal Hugo Motta, responsável pela destinação de R$ 500 mil para a construção, ressaltou a importância do momento.
“Não tenho dúvida de que este equipamento vai melhorar a assistência às famílias, dar melhores condições de trabalho aos profissionais e fortalecer a rede social do município. Essa obra vai melhorar significativamente a assistência às famílias que mais precisam, oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais e fortalecendo toda a rede de assistência social do município. A cada inauguração, renovamos o compromisso de seguir lutando em Brasília por mais recursos e ações para que Patos continue crescendo e se desenvolvendo, melhorando a saúde, educação, esporte, turismo, lazer e, principalmente, a assistência social," afirmou Hugo Motta.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, falou sobre a dedicação das equipes e o impacto da nova estrutura.
“Aqui, as comunidades do Belo Horizonte, Matadouro e Santa Gertrudes terão um espaço adequado para atendimento e acolhimento com dignidade. Agradecemos ao deputado Hugo Motta pelos recursos e ao prefeito Nabor Wanderley pelo apoio e ampliação do espaço, que inclui um parque para as crianças. Esse CRAS é a porta de entrada para os serviços sociais e é da comunidade”, afirmou Helena.
A nova sede foi planejada para oferecer mais conforto, acessibilidade e estrutura adequada ao atendimento da comunidade, reforçando o compromisso do município com a proteção social e o cuidado com as famílias.
Matheus Leitão foi coordenador do centro POP e dedicou sua trajetória profissional à luta pela dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. Sua atuação firme e humana marcou a história da assistência social no nosso município.
Secom – Prefeitura de Patos










Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 36°