Nesta segunda-feira, 11 de agosto, foi inaugurado o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Matheus Leitão, que irá atender a Zona Norte de Patos. Localizado no bairro Belo Horizonte, o equipamento, agora com sede própria, chega para ampliar e qualificar o acesso às políticas públicas de assistência social, fortalecendo o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, com acolhimento, orientação e encaminhamento para os diversos serviços da rede socioassistencial.
A cerimônia contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, lideranças comunitárias, representantes da rede de proteção social e moradores da região. Além dos discursos, houve apresentação da Filarmônica 26 de Julho, e a participação de Tia Aline e o personagem Stitch.
O prefeito Nabor Wanderley destacou que a obra era uma reivindicação antiga e que, antes, o CRAS funcionava em uma casa alugada. Ele agradeceu ao deputado Hugo Motta pelos recursos conseguidos e destacou a ampliação da área de convivência para a comunidade.
“Além dos atendimentos do Bolsa Família e do Programa PAI, vamos oferecer cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI, capacitando as famílias para gerar renda e sustento”, afirmou o prefeito.
O deputado federal Hugo Motta, responsável pela destinação de R$ 500 mil para a construção, ressaltou a importância do momento.
“Não tenho dúvida de que este equipamento vai melhorar a assistência às famílias, dar melhores condições de trabalho aos profissionais e fortalecer a rede social do município. Essa obra vai melhorar significativamente a assistência às famílias que mais precisam, oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais e fortalecendo toda a rede de assistência social do município. A cada inauguração, renovamos o compromisso de seguir lutando em Brasília por mais recursos e ações para que Patos continue crescendo e se desenvolvendo, melhorando a saúde, educação, esporte, turismo, lazer e, principalmente, a assistência social," afirmou Hugo Motta.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, falou sobre a dedicação das equipes e o impacto da nova estrutura.
“Aqui, as comunidades do Belo Horizonte, Matadouro e Santa Gertrudes terão um espaço adequado para atendimento e acolhimento com dignidade. Agradecemos ao deputado Hugo Motta pelos recursos e ao prefeito Nabor Wanderley pelo apoio e ampliação do espaço, que inclui um parque para as crianças. Esse CRAS é a porta de entrada para os serviços sociais e é da comunidade”, afirmou Helena.
A nova sede foi planejada para oferecer mais conforto, acessibilidade e estrutura adequada ao atendimento da comunidade, reforçando o compromisso do município com a proteção social e o cuidado com as famílias.
Matheus Leitão foi coordenador do centro POP e dedicou sua trajetória profissional à luta pela dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. Sua atuação firme e humana marcou a história da assistência social no nosso município.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 20° Máx. 35°