
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, implantou nesta segunda-feira, 11 de agosto, a primeira Padaria Artesanal da Paraíba. O equipamento foi instalado no Banco de Alimentos Estefânia Pereira e tem como objetivo oferecer qualificação profissional e ampliar oportunidades de geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Idealizado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, o projeto foi articulado em Patos por Luana Motta, esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e por Lígia Feliciano. A proposta é fortalecer a inclusão produtiva, formando novos profissionais para o mercado de panificação e estimulando a autonomia econômica das comunidades.
Criada em 2001, a iniciativa já transformou realidades em diversas regiões do país, oferecendo capacitação prática para produção de pães e derivados, com foco especial em áreas periféricas e de baixo recurso. Agora, Patos se torna referência na Paraíba, abrindo portas para que mais pessoas possam conquistar independência financeira por meio do aprendizado e do trabalho.
Durante a inauguração, Lu Alckmin expressou sua satisfação em participar do momento.
“Quero dizer da minha alegria e emoção de estar hoje aqui em Patos, nesse momento tão especial em que as mulheres foram qualificadas na Padaria Artesanal. O Hermes e a Vitória foram a Brasília se qualificar, levados pela Luana Motta, junto com a Lígia. Também quero agradecer essa parceria da Prefeitura de Patos com o Senai, que é nosso parceiro no Brasil inteiro. Estou muito feliz e espero que, a partir deste polo aqui em Patos, possamos levar a iniciativa para todo o estado da Paraíba”, falou.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley ressaltou o compromisso da gestão com o desenvolvimento social. “Este é mais um passo importante para garantir oportunidades e melhorar a qualidade de vida das famílias patoenses. A Padaria Artesanal é um projeto que, além de qualificar profissionalmente, vai gerar renda e promover inclusão. Estamos muito felizes por Patos ser pioneira na Paraíba e por podermos contribuir para transformar vidas”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, destacou a relevância da iniciativa para a cidade.
“Estamos inaugurando a primeira Padaria Artesanal da Paraíba, um projeto que une capacitação profissional, geração de renda e segurança alimentar. Queremos que esse espaço seja um ponto de oportunidades, onde as pessoas possam aprender, empreender e, ao mesmo tempo, fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, relatou.
A aluna do primeiro curso de panificação, Luzia Alves, compartilhou sua impressão, descrevendo a experiência como única e marcada por gratidão. Para ela, aprender a fazer pão artesanal representa não apenas a possibilidade de gerar renda, mas também de levar para casa novos sabores e conhecimentos que poderão ser transmitidos às próximas gerações.
Os cursos serão ministrados por instrutores especializados, utilizando estrutura e insumos de qualidade para garantir a formação prática e teórica dos alunos.
O evento contou com as participações da segunda dama da Paraíba, Camila Mariz; do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal, Hugo Motta; da diretora regional do Senai-PB, Daniela Almeida; do vice-presidente da FIEP; da deputada estadual, Francisca Motta; a diretora do Fórum Miguel Satyro, Joscileide Ferreira de Lira; Padre Elias e do Padre João Saturnino, presidente da ASDP, vereadores, demais autoridades e a população.
Secom - Prefeitura de Patos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 36°