Segunda, 09 de Fevereiro de 2026
Banner Dr Romulo
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
UNIFIP
Locais Crise hídrica

Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha

Baixo volume de água e falta de oxigênio são apontados como principais causas do problema

20/12/2025 às 09h00 Atualizada em 21/12/2025 às 01h06
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Colônia de Pescadores, Itamar Targino, conversou com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, para esclarecer a mortandade de dezenas de peixes registrada nos últimos dias na Barragem da Farinha, localizada em Patos, no Sertão da Paraíba. O reservatório enfrenta uma das situações hídricas mais críticas desde sua construção, em 1975.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo Itamar, a morte dos peixes é consequência direta da redução contínua do nível da água, o que provoca a diminuição do oxigênio necessário para a sobrevivência das espécies. “Infelizmente, com relação a essa mortalidade de peixe que aconteceu na Barragem da Farinha, e que ainda pode acontecer mais, a gente não pôde fazer nada”, afirmou.

De acordo com o presidente da Colônia, a entidade chegou a enviar ofícios e comunicados aos órgãos competentes, incluindo a Cagepa, alertando sobre a gravidade da situação. No entanto, o volume da água continuou baixando progressivamente, agravando o cenário. “O peixe vai ficando sem oxigênio”, explicou.

Itamar relatou que, no início do problema, ainda havia a possibilidade de remoção dos peixes para outro manancial, caso houvesse autorização. A maior parte dos peixes afetados é das espécies curimatã e piau, consideradas extremamente sensíveis. “São peixes de piracema, de corredeira, que precisam de água abundante para correr e desovar”, destacou.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Com a continuidade da seca, a mortalidade se tornou inevitável. “Infelizmente, a água continuou baixando cada vez mais e a situação passou a ser de mortalidade certa”, lamentou Itamar, ressaltando o impacto ambiental causado pela perda de grande quantidade de peixes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Ter 34°C 23°C
Qua 34°C 23°C
Qui 35°C 23°C
Sex 32°C 24°C
Sáb 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras