De 27 a 30 de agosto, Patos (PB) será palco de mais uma edição do Festival Cinema com Farinha, que chega a sua 12ª edição reafirmando o compromisso com o audiovisual brasileiro e, especialmente, com a produção paraibana e sertaneja. Com entrada gratuita para todas as atividades, o evento reúne estreias, mostras competitivas, programação infantil, oficinas, debates e fórum setorial, ocupando o Cinema do Patos Shopping e espaços educacionais da cidade.
A abertura, no dia 27, destaca a produção local com a première de três filmes de Deleon Souto: 'Tanto sol, muito sertão' (doc., 9’), 'Aquela que fui' (fic., 14’) e o 'Pegas' (fic., 70’), que é primeiro longa-metragem de ficção de uma produtora de cinema do sertão paraibano.
Nos dias 28 e 29, a Mostra Sertão apresentará filmes produzidos na região e a Mostra Competitiva reunirá curtas que transitam entre a ficção, o documentário e a animação, vindos de diferentes estados do Brasil.
No dia 30, a Mostrinha traz uma seleção lúdica e colorida de animações e curtas voltados para o público infantil. As sessões são pensadas para aproximar crianças e jovens da linguagem cinematográfica, tanto no cinema quanto nas ações nas escolas, que acontecem de 25 a 29 de agosto em diferentes instituições de ensino da cidade.
A programação inclui ainda longas-metragens convidados, como Thiago & Ísis e Os Biomas do Brasil (DF) e a reapresentação de Pegas na noite de encerramento, seguida da Mostra Especial com Habeas Pinho (PB). A cerimônia de premiação encerra a festa celebrando os destaques desta edição.
O festival mantém sua vocação formativa com oficinas gratuitas de Atuação para o Audiovisual, Produção Audiovisual e Fotografia Audiovisual, realizadas em escolas públicas. Entre os dias 28 e 30, realizadores e público poderão interagir nos debates transmitidos ao vivo pelo Instagram do evento. Já no dia 30, pela manhã, ocorre o Fórum Audiovisual no Sertão Paraibano, reunindo profissionais e entusiastas para discutir os rumos do setor na região.
A programação completa, com sinopses, horários e locais de todas as sessões e atividades, está disponível no site oficial: www.cinemacomfarinha.com.br
O 12º Festival Cinema com Farinha é produzido pela produtora DS Produções e conta com o incentivo cultural da Cagepa - Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado da Paraíba e apoio do Cinema do Patos Shopping.
Por Assessoria/DS Produções
Mín. 21° Máx. 34°