
O Projeto Social de Karatê Educando para a Vida, que há cinco anos atende gratuitamente crianças, adolescentes e adultos em Patos, anunciou neste sábado, 16 de agosto, a suspensão de suas atividades após receber da Prefeitura a solicitação de desocupação imediata do prédio onde funciona, na Rua Lima Campos, bairro São Sebastião. O espaço, segundo a gestão municipal, será demolido para dar lugar à construção do Centro de Referência da Primeira Infância.
O responsável pelo projeto, o professor de karatê Sérvulo Campanha, relatou ao Patos Online que foi surpreendido com a medida. Ele afirma que a decisão deixa cerca de 110 alunos – entre crianças carentes, pessoas com deficiência, autistas e jovens com TDAH – sem local para as aulas.
“Fui procurado na sexta-feira (15) pela secretária de Ação Social, achando que era para apoiar o projeto, mas na verdade pediram o prédio de volta e me deram apenas 48 horas para entregar. Ofereceram uma sala pequena no CRAS, que não comporta nem 30 alunos. Eu tenho mais de 100. Agora, as crianças ficam sem opção e os pais estão revoltados”, declarou.
Ouça mais detalhes abaixo:
Nas redes sociais, o projeto divulgou uma nota de repúdio, afirmando que o fechamento foi decidido de forma “abrupta e sem aviso prévio”. Um ato pacífico de protesto deve ser realizado ainda neste sábado (16), em frente ao prédio, para pedir a continuidade das atividades.
O Projeto Educando para a Vida tem aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, é filiado à Federação de Karatê da Paraíba (FKPB) e à Confederação Nacional de Karatê Shotokan (CNKS). Ao longo dos anos, ganhou repercussão nacional, recebendo apoio inclusive de pessoas de outros estados e do exterior.

Confira abaixo a nota na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Em contato com o Patos Online, a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, negou que a Prefeitura tenha determinado o fim das atividades do projeto. Ela explicou que o espaço precisa ser desocupado para a construção do Centro de Referência da Primeira Infância, planejado para oferecer serviços voltados a crianças de 0 a 6 anos.
Segundo Helena, foram apresentadas alternativas ao professor Sérvulo: “Oferecemos uma sala no CRAS ou a possibilidade de a Prefeitura custear um espaço alugado, até que o novo prédio seja concluído. Nesse centro, haverá salas que poderão ser utilizadas tanto para as aulas de karatê quanto por associações comunitárias”, afirmou.
A secretária ainda acrescentou que, durante a conversa, o próprio professor teria mencionado dificuldades para manter o projeto e a possibilidade de encerrar as atividades por vontade própria. “Em nenhum momento falamos em encerrar o projeto. Pelo contrário, fomos oferecer alternativas para que o trabalho continuasse”, concluiu.
Ouça mais detalhes abaixo:

Por Patos Online
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana
Concurso público Idecan publica novo aditivo ao edital do concurso público da Guarda Civil de Patos e exclui itens que previam eliminação automática de candidatos
Sem pauta Hugo Motta diz que não pautará projeto de anistia e que o assunto dificulta andamento de pautas importantes para o país
Caged Patos tem mais de 14,9 mil trabalhadores com carteira assinada e registra crescimento de 7,61% nos últimos 12 meses
Pedido de ajuda Internauta pede ajuda para cachorro ferido no bairro São Sebastião, em Patos Mín. 23° Máx. 37°