Apesar dos esforços do governo federal para vincular o tarifaço do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à atuação da família Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontado como o principal culpado pela medida por 35% dos entrevistados na mais recente pesquisa do Instituto Datafolha.
O levantamento, realizado nos dias 11 e 12 de agosto com 2.002 pessoas em 113 municípios, mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e seu filho Eduardo Bolsonaro (17%) — que atualmente está nos EUA e atua como lobista junto ao governo Trump — são o segundo e terceiro nomes mais citados como responsáveis pela sobretaxa. Juntos, somam 39% das menções.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também aparece na pesquisa, sendo apontado como principal culpado por 15% dos entrevistados. Outros 7% disseram não saber responder, enquanto 3% não atribuem responsabilidade a nenhuma das figuras listadas. Já 1% considera que todos — Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes — têm culpa pelo episódio.
A sobretaxa de 50% imposta por Trump afeta uma ampla gama de produtos brasileiros e inclui sanções diretas a autoridades nacionais, como o próprio ministro Alexandre de Moraes e técnicos envolvidos na formulação do programa Mais Médicos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações do Folhapress
Mín. 22° Máx. 30°