
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a desativação de todos os radares fixos de fiscalização de velocidade nas rodovias federais. A medida, que atinge a Paraíba e todas as demais unidades da federação, foi motivada por ajustes orçamentários e não tem previsão de reversão.
Segundo nota enviada pelo órgão ao portal ClickPB, a suspensão do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV) é temporária e decorre da falta de verbas para manter os contratos de monitoramento. Ao todo, foram desativadas 3.887 faixas de fiscalização em todo o país.
“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esclarece que a suspensão do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV) é temporária em decorrência de ajustes orçamentários. A autarquia informa que foram suspensos os contratos que contemplam os 26 estados e o Distrito Federal”, informou o órgão.
Apesar da interrupção da fiscalização eletrônica, o DNIT afirma que está adotando medidas alternativas de engenharia para garantir a segurança viária. Entre elas, estão ações previstas no Manual Brasileiro de Trânsito Volume VI, que incluem sinalizações e alertas sobre situações de risco, obras e eventos que possam comprometer a segurança dos usuários.
“Tais medidas visam reduzir os riscos à segurança dos usuários das rodovias federais, mesmo diante da suspensão temporária da fiscalização eletrônica e até que os contratos sejam reativados”, destacou o DNIT.
A autarquia também reforçou que continua atuando de forma técnica e articulada com outras esferas de governo, com o objetivo de manter ações voltadas à redução da sinistralidade nas estradas.
Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Bandeira verde Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
Farra do INSS Sócio de Lulinha se mudou para a Europa quando Farra do INSS explodiu
Sem intercorrências Lula passa por cirurgia de catarata nesta sexta-feira (30); Planalto atualiza estado de saúde Mín. 23° Máx. 37°