
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza nesta terça-feira (26) sua primeira reunião oficial, após uma instalação marcada por disputas políticas. O encontro será dedicado à definição do plano de trabalho e à votação dos primeiros requerimentos, que já ultrapassam a marca de 800.
Entre os pedidos estão convocações, quebras de sigilo e solicitações de informações a órgãos públicos. A oposição e a base governista já delinearam suas estratégias, com foco em figuras-chave envolvidas no escândalo de fraudes previdenciárias.
Um dos principais alvos é José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), entidade citada no centro das investigações. Ao menos oito requerimentos foram protocolados contra ele, sendo seis de convocação obrigatória — inclusive por parte do relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
Outro nome recorrente é Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, sócio de 22 empresas, algumas supostamente envolvidas no esquema. Ele é alvo de pelo menos 12 pedidos de convocação, além de seus sócios.
Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, também figura entre os requerimentos: são 15 no total, sendo 11 de convocação e quatro de quebra de sigilo. Um dos pedidos já está na pauta da reunião de terça-feira.
Com a presidência nas mãos do senador Carlos Viana e a relatoria com Alfredo Gaspar — ambos alinhados à oposição — há expectativa de que os requerimentos do grupo oposicionista ganhem prioridade. No entanto, para que sejam efetivados, é necessário aprovação pelo colegiado, onde a base governista afirma ter maioria, embora admita falhas na articulação.
A CPMI promete ser um dos principais focos políticos das próximas semanas, com potencial para revelar irregularidades que atravessam diferentes gestões do INSS.
Bandeira verde Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz
Farra do INSS Sócio de Lulinha se mudou para a Europa quando Farra do INSS explodiu
Sem intercorrências Lula passa por cirurgia de catarata nesta sexta-feira (30); Planalto atualiza estado de saúde Mín. 23° Máx. 37°