
O cinema do Patos Shopping será palco, no próximo sábado (30), às 20h30, da exibição do curta-metragem “Habeas Pinho”, que retrata episódios marcantes da vida e da poesia do saudoso poeta paraibano Ronaldo Cunha Lima. A apresentação faz parte da programação oficial do 12º Festival Cinema com Farinha, evento que reúne produções regionais e nacionais no sertão da Paraíba.
Com 25 minutos de duração, o filme recria, de forma sensível e poética, o célebre episódio em que Ronaldo escreveu o poema-petição em versos para recuperar o violão de um seresteiro. A obra foi lançada oficialmente no último dia 8 de agosto, em Campina Grande, no Teatro Municipal Severino Cabral, e agora chega ao público patoense.
O projeto foi idealizado e produzido por Gal Cunha Lima, filha do poeta, e se apresenta como um tributo afetuoso à trajetória, à arte e ao legado de Ronaldo. A direção e o roteiro são assinados por Aluísio Guimarães e Nathan Cirino, com um elenco formado por talentos paraibanos.
Entre os destaques estão o ator Lucas Veloso, que interpreta o jovem Ronaldo Cunha Lima; Mayana Neiva, no papel da mulher que desperta a paixão do seresteiro; e Juzé, que dá vida ao músico em busca de seu violão.
Segundo os realizadores, o curta “Habeas Pinho” é mais do que uma narrativa cinematográfica: é uma celebração da força da poesia e da cultura popular nordestina, eternizadas na obra de Ronaldo Cunha Lima.
Nesta quarta-feira, dia 27, tem início o 12º Festival Cinema com Farinha, um encontro que celebra a força do audiovisual nordestino e sua conexão com o mundo. A programação segue até o dia 30, no Cinema do Patos Shopping, com entrada gratuita.
Ao longo de quatro dias, o público terá acesso a uma programação intensa e diversa, que reúne mostras nacionais, paraibanas e sertanejas, além da mostra de longas e da já tradicional mostrinha, dedicada às crianças. A abertura será marcada por um momento especial: a estreia do longa-metragem “Pegas”, do diretor patoense Deleon Souto, primeiro longa-metragem de uma produtora de cinema do sertão.
Para o idealizador e diretor do evento, Deleon Souto, a realização desta edição é um marco na trajetória do festival: “O Cinema com Farinha nasceu do desejo de colocar o sertão na tela grande e mostrar que daqui também se produz arte e cultura de qualidade. Hoje, na sua 12ª edição, ver o festival crescer, receber mais de mil inscrições, mais de dez filmes do sertão e trazer a estreia do meu próprio longa, é a prova de que o sertão é, sim, coisa de cinema. Esse festival é, antes de tudo, um espaço de resistência, de identidade e de afeto”, afirma.
Além das exibições, o Festival promove oficinas de formação em escolas da cidade, com temas como fotografia, produção e atuação para o audiovisual, e debates com realizadores convidados, transmitidos ao vivo pelo Instagram do evento. Essas ações formativas consolidam o Cinema com Farinha não apenas como uma vitrine de filmes, mas também como um espaço de aprendizado, troca de experiências e incentivo às novas gerações de realizadores.
Realizado pela DS Produções, o 12º Festival Cinema com Farinha conta com incentivo da Cagepa e apoio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, reforçando o compromisso com a democratização do acesso ao audiovisual e o fortalecimento da cultura regional.
Por Patos Online
CURSO DE MAQUINAS Patos recebe curso profissionalizante de Operador de máquinas pesadas; saiba como participar
NOVIDADE EM PATOS Outlet das Tintas inaugura em Patos neste sábado com ofertas especiais e preços exclusivos
PODPATOS ENTREVISTA: Podcast com a Dra. Ingrid Vidal Fonoaudióloga
TERRAÇO DAS CAMÉLIAS Terraço das Camélias promove Grande Ação de Vendas neste sábado (08) com condições especiais para quem deseja sair do aluguel
FEIRÃO EM TEIXEIRA Primeiro Feirão de Veículos de Teixeira promete movimentar comércio e reunir compradores e vendedores da região
PODPATOS #PODPATOS: PodCast com a Nutricionista Eduarda Gecina
YOGA EM PATOS Alvorecer Desenvolvimento Humano fortalece o bem-estar em Patos com terapias, Yoga e experiências de autoconhecimento
INAUGURAÇÃO CW Com a bênção do padre Luciano de Morais, Santa Terezinha ganha novo estúdio de fotografia
NOVIDADE EM PATOS Itatiunga lança tintas inovadoras e reforça protagonismo da indústria patoense no mercado da construção civil Mín. 20° Máx. 35°