
Patos amanheceu mobilizada nesta quinta-feira (28) em um ato organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em protesto contra o feminicídio e os diversos crimes cometidos diariamente contra mulheres. Com o lema “Por Ela, Por Todas – Por Justiça”, a mobilização reuniu representantes da sociedade civil, estudantes, autoridades e familiares de vítimas, em frente ao Fórum Miguel Sátyro, no Centro da cidade.
Dezenas de participantes, entre alunos das escolas Millennium, Branca de Neve, Vera Cruz e Ágape, e estudantes de direito da UNIFIP e da UFCG, levaram suas vozes à manifestação, reforçando a importância de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres.
Em seu discurso, a presidente do CMDM, Samara Oliveira, ressaltou a necessidade de engajamento coletivo e políticas públicas mais efetivas. “Sabemos que é uma luta árdua, mas temos certeza que se todos lutarem na linha de frente, homens e mulheres, poderemos vencer. Este dia é de luta, não de celebração, pois reivindicamos ações concretas em favor das mulheres”, afirmou.
A manifestação também trouxe à memória mulheres vítimas de violência, como Francinete Nunes dos Santos, conhecida como Neta, assassinada em maio de 2024 por seu ex-companheiro enquanto se dirigia ao trabalho. Familiares da vítima, incluindo sua filha Alessandra Nunes, estiveram presentes pedindo justiça. “Não suportamos mais conviver com essa dor. Pior é não ter uma resposta da Justiça”, desabafou Alessandra.
Outras autoridades marcaram presença, entre elas a juíza Isabella Joseanne Assunção, presidente do Tribunal do Júri de Patos, a defensora pública Fernanda Apolônio, o promotor de Justiça Rafael Bandeira, e secretários municipais, além de representantes de entidades como CRAM e OAB, nas pessoas do presidente Cleodon Bezerra e a advogada Danielle Lucena, entre outras..
A pastora e conselheira da mulher, Joana Darc, conclamou a sociedade a se unir na causa, enquanto o CMDM reforçou: “Feminicídio é urgência, não burocracia. Vamos às ruas exigir justiça e dizer basta à violência contra a mulher”.
O ato em Patos reforça o alerta sobre a gravidade da violência de gênero no país e a necessidade de respostas rápidas e efetivas das autoridades para garantir a proteção e a dignidade das mulheres.
Por Patos Online
Com informações do Portal 40 Graus





Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo
Nota de falecimento Morre em Patos Delano Pinheiro Belmont, servidor aposentado do DER, aos 74 anos Mín. 23° Máx. 36°