Sexta, 03 de Abril de 2026
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Romulo
Cidade do Sol
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Paulo Arnon
Banner CCAA
Destaque Papel da Terapia

Psicanalista Cláudio de Sousa fala sobre resistências na terapia e o papel da sublimação no enfrentamento da angústia

Em entrevista à Rádio Espinharas, conduzida pela jornalista Wânia Nóbrega, especialista destacou os tabus ainda presentes sobre a terapia e explicou como a Psicanálise auxilia no processo de autoconhecimento e superação de dificuldades emocionais.

15/09/2025 às 07h00 Atualizada em 15/09/2025 às 15h14
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante participação no programa apresentado por Wânia Nóbrega, na Rádio Espinharas, o psicanalista Cláudio de Sousa refletiu sobre situações comuns enfrentadas em sessões de terapia e os tabus que ainda cercam a busca por ajuda psicológica.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o especialista, é comum que alguns pacientes cheguem a afirmar que não têm nada a dizer e até cogitem faltar à sessão por esse motivo. Entretanto, ele ressalta que o silêncio, muitas vezes, é apenas uma forma de resistência:

“Quando rompemos essa bolha, essa resistência, é como se fosse uma represa que se abre. A partir daí, vêm à tona lembranças, sonhos, emoções e até lágrimas. Ao final, muitos reconhecem que tinham muito mais a expressar do que imaginavam”, afirmou Cláudio.

O psicanalista destacou ainda que o ato de falar é fundamental, pois permite dar vazão às angústias e movimentar a consciência em direção à simbolização do que está sendo vivido. Ele criticou a visão de que procurar ajuda terapêutica é sinal de fraqueza:

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

“Na verdade, é um gesto de coragem. É colocar as cartas na mesa, expor a vulnerabilidade e, a partir disso, compreender melhor quem somos de verdade”, explicou.

Cláudio também mencionou conceitos técnicos da Psicanálise, como o “Ideal de Eu” e o “Ideal do Ego”, ressaltando que pressões externas e internas acabam influenciando a forma como os indivíduos se percebem e se comportam. Muitas vezes, segundo ele, as pessoas se moldam para caber em grupos ou atender expectativas, afastando-se da própria essência.

Outro ponto abordado foi a sublimação, processo em que a dor e a angústia são redirecionadas para atividades criativas, intelectuais ou espirituais:

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

“Quando descansamos através da criatividade, de uma atividade intelectual, do exercício físico ou da espiritualidade, estamos sublimando a angústia. É uma forma de transformar a energia que nos causa sofrimento em algo construtivo”, destacou.

Para o psicanalista, compreender e aplicar esse mecanismo é essencial para enfrentar momentos de dor, já que, no “olho do furacão”, muitas vezes a única coisa que a pessoa enxerga é a própria angústia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Sáb 33°C 21°C
Dom 35°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras