
O Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba e cartão-postal do município de Matureia, na Região Metropolitana de Patos, foi classificado como o quinto melhor destino do Brasil para o astroturismo, segundo o Índice de Potencial Astroturístico elaborado pela expedição Entre Parques. O levantamento, realizado ao longo de três anos, avaliou todos os parques nacionais do país com base nos critérios da Dark Sky International e da Starlight Foundation, referências globais na promoção da observação de estrelas e no combate à poluição luminosa.
O reconhecimento reforça a vocação natural da região para a contemplação do céu noturno. Com clima seco, altitude elevada e distância dos grandes centros urbanos. Matureia oferece condições ideais para observar estrelas, planetas, eclipses e chuvas de meteoros, tornando-se um dos destinos preferidos de astrônomos amadores e profissionais.
Para preservar essa qualidade, a Câmara Municipal de Matureia aprovou recentemente um Projeto de Lei de autoria de Ariano Dantas e co-autoria de Matheus Jerônimo, que regulamenta a iluminação pública da cidade. A proposta, que contou com o apoio do Leandro Laia, prevê a substituição gradual das luminárias atuais por modelos de LED com baixa emissão de poluição luminosa, adequando-se aos padrões internacionais de proteção do céu escuro.
O texto estabelece que as novas lâmpadas devem emitir luz em tonalidades âmbar ou avermelhada, acima de 630 nanômetros, o que reduz os impactos à fauna, à saúde humana e à visibilidade do céu. Em áreas urbanizadas, o limite será de 2.700 Kelvin, com exceção das faixas de pedestre, que poderão chegar a 3.000 K. A implementação ocorrerá de forma progressiva, conforme cronograma a ser definido pelo Poder Executivo.
O potencial astroturístico do Pico do Jabre já é celebrado anualmente há 12 anos, com a realização do Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), que reúne astrônomos, fotógrafos e entusiastas de várias partes do Brasil. Este ano, o evento acontece de 18 a 21 de setembro e é promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA), Associação Paraibana de Astronomia (APA), Casarão do Jabre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do SEBRE, IFPB, Fazenda Carnaúba, Prefeitura de Matureia e PBTur.
Para Marcelo Zurita, presidente da APA e um dos organizadores do EPA, a nova legislação representa um passo decisivo para consolidar Matureia como referência nacional no astroturismo. “O Sertão da Paraíba tem um enorme potencial para esse mercado. Matureia se destaca nesse cenário e vem atraindo cada vez mais visitantes interessados em fenômenos astronômicos como eclipses e chuvas de meteoros. A adoção de legislações e de práticas que visam combater a poluição luminosa no município, principalmente na zona rural, ajudam a aquecer o mercado do turismo astronômico, além de criar um ambiente mais saudável e acolhedor para os visitantes e para os cidadãos matureenses.
Para os empreendedores locais, a regulamentação da iluminação pública é vista como uma conquista importante. Dalvanete Dantas, proprietária do Casarão Jabre, pousada, restaurante e museu que sedia o Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), afirma que a medida responde a uma demanda antiga de quem atua no setor turístico da região. “Essa iniciativa representa um grande avanço para o turismo regional. A regulamentação da iluminação pública contribui diretamente para a preservação do céu escuro, que é o principal atrativo do Pico do Jabre. A certificação da Dark Sky International será o próximo passo, e vai colocar o local em evidência no cenário nacional, atraindo turistas de todo o Brasil interessados em experiências ligadas à observação do céu. Atualmente, apenas um parque no país possui essa certificação, o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro. Com essa conquista, não só Matureia, mas todas as cidades que integram o Parque Nacional da Serra do Teixeira serão beneficiadas, fortalecendo o turismo, gerando renda e valorizando o nosso patrimônio natural”, avalia.
A iniciativa também acompanha os investimentos recentes do Governo da Paraíba na área da Astronomia, como a construção do radiotelescópio Bingo, na cidade de Aguiar, consolidando o estado como um polo emergente de ciência e turismo astronômico.
Assessoria – Destino Paraíba
Fotos: Allyson Macario , Felipe Servulo e Marcelo Zurita
Festival Festival Gastronômico de Matureia se encerra neste fim de semana com muito sabor, música e turismo
Rota do Mel Projeto Rota do Mel integra apicultura ao turismo rural e fortalece agricultura familiar em Matureia
Ponto turístico Matureia terá Portal Turístico no Pico do Jabre com design em formato de asa delta
Acidente grave Acidente com capotamento deixa cinco pessoas feridas na PB-306, em Matureia
Cultura Festival Gastronômico de Matureia tem início com música ao vivo e pratos irresistíveis
Adesão Vereador Jackes Rodrigues anuncia adesão à base do prefeito Leandro Laia e reforça articulação política em Matureia
Mín. 21° Máx. 37°