CLEVER
Sexta, 06 de Novembro de 2026
Banner Dr Yuri
Banner CCAA
UNIFIP
Gerais PREOCUPAÇÃO EM PATOS

Morador denuncia condições precárias da estrutura das comportas do canal Barragem da Farinha-Açude do Jatobá

José Davi cobra recuperação antes do período chuvoso

06/11/2026 às 17h00 Atualizada em 06/11/2026 às 17h38
Por: Higor Oliveira Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A redação do Patos Online recebeu, na manhã desta sexta-feira, 6 de novembro, uma mensagem do morador do bairro Jatobá, em Patos, identificado como José Davi.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

Ele pediu ao portal que divulgasse sua preocupação com as condições da estrutura de concreto que sustenta as comportas do canal responsável por levar água da Barragem da Farinha até o Açude do Jatobá, processo que ocorre quando o nível da barragem permite a liberação da água.

Segundo José Davi, a parte de concreto da estrutura está praticamente destruída, necessitando de uma recuperação urgente. Ele justifica a preocupação pela proximidade do período chuvoso, quando o canal poderá voltar a ser utilizado para conduzir água entre os dois reservatórios.

O morador afirmou ainda que a responsabilidade pela manutenção da estrutura é da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), e não da Prefeitura de Patos. Por isso, cobrou da companhia providências para recuperar o equipamento.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
 
 
 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

Canal foi construído em 1994

O canal que liga a Barragem da Farinha ao Açude do Jatobá foi construído em 1994, durante a gestão do então prefeito Ivânio Ramalho, com o principal objetivo de evitar o desperdício da água excedente após o transbordamento da Barragem da Farinha.

A obra permite controlar a passagem da água de um reservatório para o outro por meio de comportas. Quando a Barragem da Farinha se aproxima de sua capacidade máxima, essas estruturas podem ser abertas para conduzir parte da água até o Açude do Jatobá.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

A abertura também pode ocorrer antes do transbordamento, quando faltam aproximadamente 50 centímetros para a barragem atingir sua capacidade total, permitindo o aproveitamento da água no outro manancial.

Ao longo dos anos, o canal já foi alvo de reclamações relacionadas à necessidade de manutenção, especialmente pela presença de vegetação em seu interior, que pode dificultar a passagem da água.

Diante da importância da obra para o aproveitamento das águas da Barragem da Farinha, José Davi reforça a necessidade de recuperação da estrutura de concreto das comportas, principalmente antes da chegada do período chuvoso.

O Patos Online deixa espaço aberto para que a Cagepa possa se manifestar e prestar esclarecimentos sobre a situação relatada pelo morador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 38°

Sáb 38°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Seg 39°C 25°C
Ter 37°C 24°C
Qua 38°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes