
A greve dos professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve início nesta segunda-feira (22), após deliberação em assembleia geral da Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB), realizada de forma presencial e descentralizada na última quinta-feira (18) nos campi de Campina Grande, Araruna, Guarabira, Monteiro, Catolé do Rocha, Patos e João Pessoa.
Segundo a ADUEPB, 70% da categoria aprovou a paralisação. Entre os principais pontos que motivaram a greve estão os atrasos no pagamento do retroativo das progressões funcionais, a redução no orçamento da universidade e a precarização das condições de trabalho. Além disso, os docentes denunciam a falta de concursos para contratação de professores efetivos, o que mantém elevado o número de docentes temporários.
Os professores reivindicam o pagamento integral e atualizado do retroativo das progressões de carreira, que já ultrapassa R$ 75 milhões, referentes ao período de 2018 a 2023. Eles também cobram a recomposição orçamentária com o cumprimento da Lei de Autonomia (Nº 7.643/2004), a realização de concursos públicos para reduzir a dependência de professores temporários — atualmente 393 contra 790 efetivos — e a instalação de uma mesa de negociação para tratar das perdas salariais acumuladas em 22,9% nos últimos quatro anos.
Em 2024, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apresentou uma proposta de acordo que previa 40% de deságio no valor devido e parcelamento em 42 meses. A categoria rejeitou a proposta por considerar que traria novas perdas. A partir da negativa, o governo estadual suspendeu unilateralmente as negociações.
Uma reunião entre representantes da categoria e a reitoria da UEPB está marcada para a tarde desta segunda-feira (22) e deve marcar o início das tratativas formais da greve. Os docentes reforçam que só aceitarão avanços reais nas pautas e que não abrirão mão do pagamento integral do retroativo.
De acordo com dados do portal de transparência da universidade em 2024, a UEPB atende 18.770 estudantes, distribuídos entre ensino à distância, técnico, graduação e pós-graduação. O quadro atual de pessoal é formado por 790 docentes efetivos e 393 temporários.
Por Patos Online
Questões de exatas Enem 2025: 2º dia de prova reúne mais de 142 mil candidatos na PB; veja horários
Cacimbas-PB Prefeitura de Cacimbas parabeniza equipe do CEI Rinalda Paz da Silva pela Mostra Pedagógica do projeto “Pequenos Leitores”
Nova unidade Prefeitura de Patos inaugura mais um CEI que acolherá 200 novas crianças em Tempo Integral
Manhã Literária Escritores Júnior Misaki e João Miguel encantam alunos durante Manhã Literária na Escola Cônego Joaquim, em Malta
Destaques Malta e Patos brilham na “Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio”
Enem 2025 “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” é o tema da redação do Enem 2025
Enem 2025 Paraíba tem 142 mil inscritos no Enem 2025; número é 10,6% maior que no ano passado
Enem 2025 Professora do FERA destaca: no Enem, Literatura exige “leitura de mundo” e compreensão histórica sobre obras de autores
Enem 2025 Diretora do Colégio FERA orienta: nada de estudar na véspera — descanso, rotina leve e sono de qualidade são essenciais para o Enem Mín. 22° Máx. 36°