
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou neste sábado (4) a primeira morte no estado em decorrência de suspeita de intoxicação por bebida alcoólica adulterada. A vítima foi identificada como Francisco Rariel Dantas da Silva, de 32 anos, natural de Baraúna, que faleceu às 15h45 no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
Francisco havia dado entrada no Hospital Regional de Picuí, na sexta-feira (3), apresentando quadro clínico grave e sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Após atendimento inicial, ele foi transferido para Campina Grande na tarde deste sábado (3), onde recebeu suporte intensivo e uso de antídoto específico, mas não resistiu às complicações.
A SES-PB informou que a Polícia Civil e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) já estão em Baraúna para investigar a procedência da bebida ingerida pela vítima e adotar medidas de controle sanitário.
Além disso, a pasta instituiu um Grupo de Trabalho Interdisciplinar para fortalecer ações de fiscalização e monitoramento, envolvendo Agevisa, Procon Estadual, Polícia Civil, Instituto de Polícia Científica (IPC), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX-JP).
De acordo com dados do Ministério da Saúde, já são 127 notificações de intoxicação por metanol no Brasil, distribuídas em estados como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ao todo, 11 casos foram confirmados em laboratório e, até este sábado, duas mortes estavam confirmadas em São Paulo.
Durante coletiva em Teresina (PI), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra emergencial de antídotos para o tratamento de pessoas intoxicadas pela substância.
O metanol é um álcool usado em solventes e produtos químicos, altamente tóxico quando ingerido. No organismo, ele pode causar danos graves ao fígado, sistema nervoso central e nervo óptico, resultando em cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência respiratória e renal.
A SES-PB reforça a orientação para que a população não consuma bebidas de procedência duvidosa e procure atendimento médico imediato em caso de sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, alterações visuais ou desorientação.

Por Patos Online
Cirurgias eletivas Opera Paraíba realiza ciclo de cirurgias de otorrino com foco na humanização infantil
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende 247 pessoas durante plantão do fim de semana
Doação de Órgãos Paraíba registra segunda doação de órgãos do ano
Contraceptivo Paraíba vai ofertar contraceptivo subdérmico e capacita médicos e enfermeiros da Atenção Básica
Gripe Sazonal Gripe sazonal exige atenção redobrada com hidratação e imunidade, alerta diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Hospital Regional Plantão de fim de ano do Hospital Regional de Patos realiza 418 atendimentos e 23 cirurgias
Tomografo Hospital São Francisco anuncia fase de implantação de tomógrafo de última geração em Patos
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Raiva Prefeitura de Campina Grande confirma diagnóstico de raiva humana em homem internado em estado grave Mín. 23° Máx. 36°