A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, alcançou um resultado expressivo no combate à criminalidade: todos os casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registrados no primeiro semestre de 2025 foram totalmente elucidados pela Polícia Civil, segundo dados divulgados pela Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados (DIEST) da Delegacia-Geral da instituição.
O levantamento coloca Patos como uma das cidades com melhor desempenho investigativo do estado, atingindo 100% de resolução dos casos, que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e mortes por intervenção policial. Foram dez registros de MVI entre janeiro e junho, todos já solucionados.
O resultado reforça o desempenho da Polícia Civil da Paraíba, que é a líder entre os estados das regiões Norte e Nordeste em elucidação de crimes dessa natureza, conforme estudo recente do Instituto Sou da Paz, de São Paulo.
De acordo com a DIEST, as dez maiores cidades paraibanas apresentam uma média de 78% de esclarecimento das mortes violentas. Campina Grande, por exemplo, teve 24 casos registrados, com 19 elucidados (79%), enquanto João Pessoa alcançou 57% (75 dos 132 casos). Em Sousa e Bayeux, os percentuais chegaram a 93% e 95%, respectivamente.
Confira a lista das dez maiores cidades do estado:
No âmbito estadual, a Paraíba atingiu 63% de elucidação das MVIs no primeiro semestre deste ano — o maior percentual desde 2013, quando esse tipo de estatística passou a ser sistematizada. Em 2020, o índice era de 35%, e vem crescendo de forma contínua: 37% em 2021, 44% em 2022, 53% em 2023 e 59% em 2024.
Se o ritmo atual for mantido, o estado deve fechar 2025 bem acima da média nacional, que é de 39%, conforme o Instituto Sou da Paz.
Para o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, o avanço é resultado direto dos investimentos em estrutura e pessoal realizados pelo Governo do Estado nos últimos anos.
“É uma clara relação de causa e efeito. A Polícia Civil ampliou seu efetivo com o maior concurso de sua história, adquiriu novas ferramentas tecnológicas e vem capacitando seus profissionais. Essa política de segurança voltada à investigação técnica tem permitido respostas mais rápidas e eficazes aos crimes mais graves, como os que tiram vidas”, destacou.
O desempenho da Polícia Civil da Paraíba tem chamado atenção em nível nacional. Uma revista publicada em 2024 pelo Instituto Sou da Paz apontou a corporação como referência para a criação de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios, ressaltando que a PCPB é a que mais elucida casos de mortes violentas entre os estados do Norte e Nordeste.
Com a marca de 100% de elucidação, Patos consolida-se como um dos maiores exemplos da eficiência investigativa paraibana, demonstrando o impacto direto do trabalho integrado das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade no interior do estado.
Por Patos Online
Com informações da Polícia Civil
Mín. 21° Máx. 35°