
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (12) um alerta amarelo para o risco de baixa umidade do ar em 96 municípios da Paraíba, incluindo Patos, no Sertão. O aviso, que representa “perigo potencial”, vale até as 23h deste domingo e reforça a necessidade de cuidados com a saúde e com o risco de incêndios florestais.
Em Patos, as temperaturas devem variar entre 23°C e 38°C, com sensação térmica ainda mais alta durante o período da tarde. No Cariri, os termômetros devem marcar entre 18°C e 32°C. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode cair para índices entre 30% e 20%, níveis considerados baixos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com os parâmetros da OMS, o ideal é que a umidade se mantenha entre 60% e 80%. Quando os índices ficam abaixo de 30%, o ar seco pode causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e garganta, além de ressecamento da pele.
O Inmet e as autoridades de saúde orientam que a população siga algumas medidas simples para minimizar os efeitos do tempo seco:
Em caso de emergência médica ou focos de incêndio, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Com a vegetação ressecada, o clima quente e a baixa umidade aumentam o risco de incêndios florestais e queimadas na região de Patos e em outras cidades sertanejas. As autoridades ambientais alertam para que a população evite o uso do fogo em roçados ou descarte de lixo a céu aberto.
O alerta do Inmet atinge praticamente todo o Sertão e o Cariri paraibano, com destaque para cidades como Patos, Teixeira, Santa Luzia, Piancó, Sousa, Cajazeiras, Pombal, São Mamede e Princesa Isabel.
A previsão é de que o clima quente e seco permaneça pelos próximos dias, exigindo atenção redobrada da população e dos órgãos de monitoramento climático.
Confira a lista completa:
Por Patos Online
Protesto Ribeirinhos anunciam novo protesto e bloqueio total da BR-230 por causa da crise hídrica no Boqueirão de Piranhas
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 24° Máx. 37°