
O gerente da unidade da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), em Patos, Ozamar Marques, foi ouvido pela jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, nesta quinta-feira, 16 de outubro, e advertiu a população sobre a queda dos níveis de água nos reservatórios que abastecem Patos e outros municípios da região.
O gerente regional alertou para a pouca recarga registrada no ciclo chuvoso deste ano, resultado da seca prolongada que vem ocorrendo na Paraíba e em outros estados do Nordeste, afetando diretamente o volume de água disponível para consumo humano.
“Este ano tivemos poucas chuvas, chovendo acima da média apenas no mês de janeiro, e abaixo da média nos demais meses. Segundo os dados da AESA, a Capoeira atualmente conta com 8,39% de sua capacidade, a Farinha com 4,54% e o Jatobá com 17,20%”, alertou Ozamar Marques.
Ele acrescentou que a estiagem prolongada registrada desde fevereiro é a principal causa da redução dos volumes dos reservatórios que abastecem os municípios da região, e chamou a atenção para a necessidade de a população racionar o uso de água potável em residências e estabelecimentos da cidade.
SITUAÇÃO PREOCUPANTE
Segundo a AESA, a Paraíba é o estado do Nordeste com o maior número de açudes em situação crítica, com 55 mananciais com níveis abaixo de 20% da capacidade total de armazenamento, sendo a maior parte deles no semiárido do estado.
Desse total, a AESA informou que 38 mananciais estão abaixo de 10%, e outros 17 se encontram entre 10% e 20% de seu volume total. A maioria dos açudes com menos de 20% da capacidade se concentra no Agreste, Brejo, Cariri, Curimataú e Sertão do estado.
Ozamar Marques, Gerente da AESA-Patos | Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos Mín. 22° Máx. 37°