Sábado, 31 de Janeiro de 2026
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
Brasil ABORTO

Barroso vota pela descriminalização do aborto até 12 semanas em seu último dia no STF

Julgamento foi novamente suspenso após pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes

18/10/2025 às 18h00 Atualizada em 19/10/2025 às 10h52
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Em seu último dia como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso votou a favor da descriminalização da interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 12 semanas de gestação. O voto foi apresentado na noite desta sexta-feira (17), durante uma sessão virtual extraordinária convocada a seu pedido pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A ação, que tramita desde 2017, havia sido suspensa em setembro de 2023 após Barroso solicitar destaque ao voto da então relatora, ministra Rosa Weber, que também se manifestou favoravelmente à descriminalização pouco antes de sua aposentadoria. Com a proximidade de sua saída do STF, Barroso cancelou o pedido de destaque e solicitou a retomada do julgamento em ambiente virtual.

No voto, Barroso defendeu que a criminalização do aborto penaliza desproporcionalmente meninas e mulheres pobres e que a questão deve ser tratada como um tema de saúde pública, não de direito penal. “A discussão real não está em ser contra ou a favor do aborto. É definir se a mulher que passa por esse infortúnio deve ser presa”, afirmou o ministro.

No entanto, logo após a apresentação do voto, o ministro Gilmar Mendes entrou com novo pedido de destaque, transferindo a análise para o plenário físico. Com isso, o julgamento foi novamente suspenso e ainda não há data definida para sua retomada.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O placar atual é de dois votos a zero pela descriminalização, com os votos de Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. A continuidade do julgamento dependerá agora da liberação do processo pelo novo relator, ministro Flávio Dino, e da definição de pauta pelo presidente do STF.

Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
37°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Dom 38°C 22°C
Seg 37°C 24°C
Ter 37°C 23°C
Qua 34°C 24°C
Qui 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras