
A cidade de Patos e demais municípios abastecidos pela adutora Coremas-Sabugi devem enfrentar, a partir da segunda semana de novembro, um sistema de rodízio no abastecimento de água, segundo informou o gerente regional da Cagepa das Espinharas, Jônatas Raulino, em entrevista ao Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM.
De acordo com o gestor, a medida se tornou inevitável devido à redução drástica na captação de água da Barragem da Farinha, manancial que vem garantindo o suporte ao sistema, mas que está prestes a entrar em colapso.
“A gente está restringindo ainda mais a captação na Barragem da Farinha, buscando esticar o horizonte do abastecimento. No entanto, isso tem consequências, e uma delas é implementar agora, de fato, o rodízio, que deve começar em Patos na segunda semana de novembro”, explicou Raulino.
Atualmente, segundo o relatório da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba) divulgado nesta terça-feira (28), a Barragem da Farinha está com apenas 3,63% de sua capacidade total, armazenando 935 mil metros cúbicos de água dos 25,7 milhões que comporta.
Além da escassez provocada pela ausência de chuvas no último inverno, a Cagepa enfrenta outro problema grave: tentativas de furto de água na adutora, que têm causado rompimentos e interrupções no abastecimento.
“O pessoal está tentando furtar água na adutora, porque não tem mais barreiros nem pequenos reservatórios para irrigação ou para os animais. Muitas vezes, não conseguem, mas danificam a tubulação e causam vazamentos. Só na semana passada, foram seis casos — um deles exigiu a parada total do sistema”, relatou Raulino.
As ações de vandalismo e furtos, segundo o gerente, impactam diretamente o fornecimento de água para cerca de 16 cidades interligadas ao sistema Coremas-Sabugi. A Cagepa afirma que mantém equipes de plantão 24 horas e trabalha em parceria com as forças policiais para coibir esse tipo de prática.
“A situação não é fácil. Estamos tentando manter o abastecimento com uma captação cada vez menor, e cada tentativa de furto representa perda de água e prejuízo para toda a coletividade. O bem privado não pode se sobrepor ao bem público”, destacou.
Jônatas destacou que com o agravamento da estiagem e a falta de chuvas consistentes, a Barragem da Farinha deve colapsar em novembro, o que tornará o sistema ainda mais dependente da água transportada de Coremas.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Patos Online
Caravana de Natal Caravana de Natal da Coca-Cola encanta e reúne famílias nas ruas de Patos
Dia das Crianças Projeto Kikiu Kids realiza 4ª edição da Festa do Dia das Crianças e leva alegria a centenas de famílias do bairro São Sebastião, em Patos
Outubro Rosa Santa Terezinha promove ação do Outubro Rosa com serviços gratuitos para mulheres
Dia do Servidor Hospital Infantil Noaldo Leite celebra o Dia do Servidor Público com mensagem de gratidão e reconhecimento
Campeonato Judô Judoca patoense Paulo Neto conquista ouro no Campeonato Paraibano de Judô
Habitação Conjunto Habitacional Prefeito Netto Gomes será entregue nesta terça-feira (28) em São José de Espinharas
Projeto solidário Projeto “Um Dia Feliz” celebra 10 anos com festa solidária para crianças do Mutirão, em Patos
Dia das Crianças Projeto “Fábrica de Sorrisos” celebra o Dia das Crianças com grande festa no bairro São Sebastião, em Patos
Ataque de cães Motociclista é atacada por cães no bairro Brasília, em Patos, e por pouco não se envolve em acidente Mín. 22° Máx. 36°