
Patos é, literalmente, uma cidade de Marias, Josés, Silvas e Santos. É o que revela a plataforma Nomes do Brasil, lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última terça-feira (4). Segundo os dados, Maria é o nome feminino mais comum entre as patoenses, com 11.890 registros, o equivalente a 11,53% da população feminina. Entre os homens, José aparece no topo, com 4.803 pessoas (4,66%).
A ferramenta interativa reúne informações do Censo Demográfico 2022 e permite consultar ocorrência, distribuição geográfica, idade mediana e períodos de maior registro de nomes e sobrenomes em todo o país.
O levantamento mostra que o auge do nome Maria em Patos ocorreu entre 1960 e 1969, quando 2.134 meninas receberam o nome. Já entre 2020 e 2022, o número caiu para 704 registros, evidenciando uma redução gradual nas últimas décadas. A idade mediana é de 48 anos.
Para o nome José, o período de maior popularidade na cidade foi entre 1970 e 1979, com 745 nascimentos. As décadas anterior e posterior mantiveram médias semelhantes:
A idade mediana é de 53 anos.
Entre as mulheres:
Entre os homens:
Assim como no restante do Brasil, Silva lidera entre os patoenses, com 19.610 ocorrências. Em seguida aparecem:
Os dados confirmam uma tendência que se repete em todo o país: Marias somam 12,3 milhões de pessoas e Josés 5.141.822. Já os sobrenomes Silva ultrapassam 34 milhões.
Confira os nomes e sobrenomes mais populares no país:
Mulheres
Homens
Sobrenomes
O nome Maria está comumente associado a uma derivação do hebraico Miriam, que significa “vidente” ou “senhora soberana”, mas outras possibilidades etimológicas são consideradas, como de que o nome tenha se originado a partir do sânscrito “Maryáh”, significando “virgindade”, “pureza”; ou ainda ter raiz egípcia “mry”, que significa “amada”. Devido à sua importância na cultura cristã, Maria também representa devoção religiosa e maternidade. Uma figura expressiva nas religiões abraâmicas, outras variações, como Mariem e Maryam, também são populares em países de maioria islâmica.
O significado do nome José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “aquele que acrescenta”, “Deus multiplica”. Com o passar dos tempos, o nome se espalhou por diversas regiões e culturas, e em diferentes idiomas, como Joseph em inglês, Giuseppe em italiano e José em português e espanhol. A referência bíblica de “José, o Carpinteiro” também passou a atrelar significados como humildade e trabalho honesto.
A popularidade do nome José está atrelada à forte tradição religiosa do Brasil. De maioria cristã, a adoção de nomes bíblicos e suas variações é comum em diversos países da América Latina, como Colômbia, México, Peru e Equador.
Com a nova plataforma do IBGE, a população pode explorar curiosidades sobre os nomes que ajudam a contar a história e as identidades das famílias patoenses — uma mistura de tradição, cultura e memória que atravessa gerações.
Por Patos Online
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro
Problemática Falta de pressão e ausência no abastecimento de água causam transtornos e revolta moradora em Patos
Sinalização STTRANS inicia trabalho de revitalização de sinalização das lombadas e reforça segurança no trânsito de Patos
Luto! Cajazeirense morre aos 37 anos vítima de câncer de mama, em Patos Mín. 22° Máx. 38°