Sexta, 07 de Novembro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Política Parecer

MPE dá parecer favorável à manutenção da absolvição do prefeito Toinho Macedo em AIJE por abuso de poder econômico

Órgão eleitoral aponta ausência de provas robustas e destaca expressiva diferença de votos no pleito de 2024

07/11/2025 às 13h00 Atualizada em 07/11/2025 às 15h04
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral, emitiu parecer favorável à manutenção da absolvição do prefeito de Areia de Baraúnas, Antônio Gerônimo Duarte Macedo, o Toinho Macedo, no processo que o acusava de abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

No documento, o órgão afirma que não há provas consistentes que demonstrem a prática de atos ilícitos com finalidade eleitoral, conforme exige o artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90. Segundo o parecer, as acusações se apoiam em “frágeis ilações e presunções”, insuficientes para ensejar a cassação dos mandatos do prefeito e da vice-prefeita, Rosicleide Porfírio da Silva Alves, a Nova.

O MPE destacou ainda que a diferença de 462 votos — mais de 20% dos votos válidos — reforça a inexistência de gravidade capaz de comprometer a normalidade e legitimidade do pleito.

“A inexistência de provas consistentes dos atos ilícitos com finalidade eleitoral, aliada à expressiva margem de votos, leva à conclusão de que não se comprovou a gravidade necessária para macular a disputa”, pontuou o parecer.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Com base nisso, o Ministério Público Eleitoral opinou pelo desprovimento do recurso, mantendo a sentença que julgou a ação improcedente.

A manifestação corrobora o entendimento já firmado pela Justiça Eleitoral em primeira instância, consolidando a absolvição de Toinho Macedo e reafirmando a legitimidade do resultado das urnas em Areia de Baraúnas.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Entenda o caso

A ação teve início após uma denúncia anônima encaminhada à Ouvidoria do Ministério Público em setembro de 2024. O MPE alegava que teria havido contratações irregulares e aumento expressivo de despesas com “serviços de terceiros – pessoa física”, supostamente para beneficiar a campanha de reeleição dos investigados.

A juíza eleitoral Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda, da 65ª Zona Eleitoral, com sede em Patos, avaliou documentos, depoimentos e diligências solicitadas ao Tribunal de Contas do Estado e à Prefeitura. Entretanto, concluiu que não houve provas suficientes para caracterizar abuso de poder político ou econômico.

“O conjunto probatório não permite a formação de um juízo de convicção seguro e apto a legitimar a condenação”, destacou a magistrada.

A juíza ressaltou ainda que sanções severas como cassação de mandato e inelegibilidade só podem ser aplicadas mediante provas incontestáveis, conforme jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das testemunhas principais sequer votou nas eleições de 2024, o que também foi considerado na análise.

Com isso, foi rejeitado o pedido de cassação dos mandatos e de declaração de inelegibilidade em primeira instância. 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
36°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 22°C
Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras