
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, divulgou na tarde desta quarta-feira (10) um novo boletim médico atualizando o atendimento aos custodiados feridos durante o princípio de rebelião registrado pela manhã no Presídio Regional Romero Nóbrega.
Segundo a unidade hospitalar, ao todo 11 detentos foram atendidos. Inicialmente, seis custodiados deram entrada no hospital, sendo posteriormente encaminhados outros cinco para avaliação médica. Após exames, procedimentos e observação clínica, todos receberam alta médica e já retornaram ao presídio.
Mais cedo, o hospital havia informado que, entre os seis primeiros atendidos, quatro permaneceram em observação, incluindo um paciente com ferimento por munição não letal na face com fratura, outro com ferimento perfurocortante em diversas regiões do corpo, um com trauma craniano leve e outro com lesão na face. Dois tiveram alta imediata.
De acordo com o coordenador da cirurgia do Hospital Regional, Dr. Rogério Perônico, nenhuma das vítimas apresentou lesões graves ou risco de morte. A maioria das ocorrências envolveu escoriações, ferimentos por objetos cortantes, pedradas e inalação de fumaça. Dois custodiados precisaram passar por procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade com a equipe de bucomaxilofacial.
O princípio de rebelião foi registrado na manhã desta quarta-feira (10), durante o banho de sol na Penitenciária Romero Nóbrega, envolvendo detentos de dois pavilhões. Segundo informações da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) e do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Esaú, houve confronto entre integrantes de facções rivais, além de um princípio de incêndio provocado por colchões incendiados, rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros.
Ver essa foto no Instagram
Equipes da Polícia Penal, Polícia Militar, BOPE, Corpo de Bombeiros, SAMU, GPOE, Força Tática Penitenciária e GESIPE foram mobilizadas para conter a situação. A presença da OAB, por meio da Comissão de Direitos Humanos, também foi registrada durante a operação. Ao todo, dezenas de internos foram atendidos por escoriações e inalação de fumaça, sem registro de óbitos.
A Seap-PB informou que a situação foi totalmente controlada, com reforço na segurança da unidade.
Patos Online
ORIENTAÇÕES Polícia Civil orienta população sobre cuidados com celulares durante os festejos juninos em Patos
INVESTIGAÇÃO Delegado fala sobre indiciamento de três servidoras por furto de tablets em escola de Patos
COMÉRCIO ILEGAL Operação da PF mira esquema de medicamentos proibidos e com distribuição na Paraíba e outros estados
CRIME PF cumpre mandado no Sertão por suspeita de armazenamento de imagens de abuso infantojuvenil
CRIMINALIDADE Criminosos usam carro para arrombar loja e furtar mercadorias em Campina Grande
INVESTIGAÇÃO Polícia Civil conclui investigação sobre rompimento de reservatório da Cagepa que matou idosa em Campina Grande e aponta falha em projeto
ASSASSINATO Filho é preso suspeito de matar o próprio pai a facadas no Sertão da Paraíba
PRISÕES Homem condenado por estupro é preso em Princesa Isabel; mulher é detida por descumprir medida protetiva em Imaculada
INDICIAMENTO DRF recupera tablets furtados de escola em Patos e indicia três funcionárias pelo crime Mín. 20° Máx. 35°