
Ao menos 13 mil formados em medicina em 2025 estudaram em faculdades com conceitos 1 ou 2, notas consideradas insatisfatórias pelo MEC (Ministério da Educação). A quantidade corresponde a três em cada 10 graduados no curso no ano passado.
As instituições de ensino superior foram avaliadas por meio do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), que teve o resultado divulgado na segunda-feira (19). De 351 faculdades, 107 não conseguiram o resultado esperado e serão penalizadas.
Presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), José Hiran Gallo afirmou nesta terça-feira (20) que o resultado é preocupante. “Quando mais de um terço dos egressos do curso obtêm desempenho considerado insuficiente pelo próprio MEC, estamos diante de um problema estrutural gravíssimo”, destacou.
“São mais de 13 mil graduados que receberão diploma e registro para atender a população sem terem competências mínimas para exercer a medicina. Isso é assustador e coloca em risco a saúde e a segurança de milhões de brasileiros”, alertou Gallo.
Dos 351 cursos de medicina com formandos que participaram do exame, 243 ficaram nas faixas 3 a 5 do Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), e um não foi avaliado por falta de estudantes. Só 49 faculdades receberam a nota máxima, enquanto 24 tiveram a menor nota possível.
O Enamed é uma nova avaliação do MEC, conduzida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para avaliar a qualidade dos cursos de medicina no Brasil e a proficiência de concluintes. A prova também deve unificar o processo para ingresso na etapa de residência.
Entre as instituições com as melhores notas, as que conseguiram os resultados mais satisfatórios foram as públicas estaduais: nenhuma teve resultado na faixa 1, e 46,2% conseguiram nota 5. No caso das públicas federais, 26,3% obtiveram 5.
Já as particulares com fins lucrativos são as que tiveram os piores resultados, com 11,5% na faixa 1 e somente 2,7% na faixa 5.
Fonte: R7
Perfil nacional Brasil inicia 2026 com mais de 155 milhões de eleitores, mas número ainda é inferior ao de 2022
Caso Master Investigação contra o Master começou após PF receber e-mail com denúncia anônima
Histórico Wagner Moura e O Agente Secreto ganham Globo de Ouro Mín. 22° Máx. 36°