Sábado, 07 de Fevereiro de 2026
UNIFIP
Banner Vera Cruz Topo
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Romulo
Regional Plantões extras

Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial

Mobilização integra movimento estadual que cobra recomposição salarial da categoria

07/02/2026 às 15h00 Atualizada em 07/02/2026 às 15h23
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Pabhlo Rhuan
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A paralisação dos serviços extras da Polícia Civil da Paraíba chegou ao município de Patos, no Sertão do estado. Na manhã da última quinta-feira (5), agentes e escrivães que atuam em delegacias da região e em unidades especializadas promoveram um ato na sede da 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, com a entrega coletiva dos formulários de plantões extraordinários.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O movimento reuniu policiais civis de cidades vizinhas e também integrantes de delegacias especializadas, como a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE). A mobilização faz parte de um protesto em âmbito estadual, motivado pela insatisfação da categoria com a defasagem salarial.

Durante o ato, o diretor regional da Associação dos Policiais Civis da Paraíba (Aspol), Rafael Gomes, afirmou que o reajuste linear de 10%, recentemente anunciado pelo governador João Azevêdo, não é suficiente para cobrir as perdas acumuladas ao longo dos anos.

Segundo ele, muitos policiais com poucos anos de carreira já consideram deixar a corporação em busca de melhores condições. “Temos vários colegas com dois, três anos de polícia que já perceberam que o salário na Paraíba muitas vezes não compensa e continuam estudando para sair. A nossa luta é por melhorias salariais que não vêm ocorrendo com essas reposições de janeiro”, declarou.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Outro ponto destacado pela Aspol é a diferença de tratamento jurídico e salarial dentro da própria Polícia Civil. Rafael ressaltou que a associação possui uma ação judicial anterior à apresentada por delegados, mas que não recebeu o mesmo encaminhamento por parte da Procuradoria-Geral do Estado.

“O governador alega que os delegados ganharam na Justiça, mas a Aspol tem uma ação inclusive anterior. Não entendemos por que o procurador do Estado não submeteu ao mesmo acordo que foi feito com os delegados. A Polícia Civil não é feita somente por uma categoria, mas pelo conjunto: IPC, IML, investigadores, escrivães e agentes operacionais”, afirmou.

Posicionamento da 15ª Delegacia Seccional

Em contato com o jornalista Pabhlo Rhuan, o delegado seccional da 15ª Delegacia Seccional de Patos, Rodrigo Monteiro, informou que, até o momento, o funcionamento das delegacias não foi afetado. De acordo com ele, as escalas de plantão já divulgadas para o mês de fevereiro seguem mantidas.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

O delegado acrescentou ainda que a administração da Polícia Civil deve buscar, até o mês de março, uma solução para a situação dos plantões extras, com definição unificada pela Delegacia-Geral da Polícia Civil da Paraíba.

Por Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 34°

Dom 32°C 22°C
Seg 34°C 22°C
Ter 35°C 23°C
Qua 34°C 24°C
Qui 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras