
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (15ª DSPC), concluiu o inquérito que investigou as mortes do pescador Idelbrando Martiniano Vieira, de 46 anos, e da adolescente Ana Cristina Galdino Ferreira, de 16 anos. Os óbitos ocorreram na madrugada do dia 1º de fevereiro de 2026, após ambos passarem mal durante a ingestão de bebida alcoólica no bairro Mutirão, em Patos. O relatório detalhado foi apresentado em coletiva de imprensa na sede da 15ª Seccional, nesta quinta-feira (12).
De acordo com as investigações, Idelbrando morreu ainda na Praça do Mutirão, por volta das 5h. Já a adolescente foi socorrida por terceiros antes da chegada do Samu e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jatobá, onde faleceu cerca de 50 minutos depois.
O inquérito aponta como figura central nos autos o adolescente de 15 anos, cuja conduta foi considerada relevante para a compreensão da cadeia de acontecimentos. As diligências apontaram que um grupo de pessoas estava reunido na praça consumindo bebidas alcoólicas quando o estoque disponível acabou. Nesse momento, o adolescente de 15 anos e outro participante saíram para buscar mais bebida. Como não encontraram estabelecimento aberto, o adolescente informou que teria bebida em casa — acreditando se tratar de conhaque — armazenada em uma garrafa plástica do tipo “pitchulinha”, retornando em seguida ao local.
Segundo a Polícia Civil, esse ponto foi considerado fundamental para o esclarecimento dos fatos, pois estabeleceu a origem do líquido ingerido pelas vítimas. Conforme apurado por meio de depoimentos e análise de imagens de câmeras de segurança, ao colocar a garrafa sobre a mesa, o pescador serviu-se imediatamente, sendo seguido pela adolescente. Ambos cuspiram o líquido logo após a ingestão, indicando que o sabor era incompatível com bebida alcoólica comum.
Veja abaixo o vídeo divulgado pela Polícia Civil:
Exames tanatoscópicos e toxicológicos realizados pelo Instituto de Polícia Científica confirmaram a presença da substância metomil no estômago das vítimas. A causa das mortes foi identificada como intoxicação exógena por metomil, ingerido por via oral. O metomil é um veneno do grupo dos carbamato de altíssima toxicidade (faixa vermelha), amplamente usado para controlar lagartas, pulgões e moscas em lavouras como soja, milho, batata e algodão. A hipótese inicial de contaminação por metanol foi descartada após análise técnica.
Com a conclusão das investigações, o procedimento será encaminhado ao Ministério Público, que deverá avaliar as medidas cabíveis no âmbito da infância e juventude.
Por Patos Online
Com informações da DHE
Feito histórico DHE registra, em 2025, maior intervalo sem homicídios em Patos nos últimos 20 anos, com 67 dias sem ocorrências
Carnaval 2026 Operação Carnaval 2026: PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais da Paraíba a partir desta sexta-feira (13)
Golpe! Médico Érico Djan é vítima de golpe bancário e faz alerta à população patoense
Chuva de dinheiro Investigado joga mala de dinheiro pela janela durante operação da PF em desdobramento de investigações do Banco Master
Tráfico de drogas Suspeito é preso com mais de 1 kg de drogas durante ação da PM em São Bento
Confronto policial Suspeito de tráfico e roubo morre após confronto com a polícia, na Paraíba
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão por dívida alimentar em Patos
Interdição PRF informa alteração no tráfego e interdição em trecho da BR-230 em Campina Grande a partir desta quarta-feira (11)
Tráfico de drogas PM apreende drogas, dinheiro e material ligado ao tráfico, em São Bento Mín. 24° Máx. 33°