
O deputado federal Rogério Correia (PT) publicou em suas redes uma montagem que colocava lado a lado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e o empresário Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.
Na legenda, escreveu: “A foto é o retrato da roubalheira do Banco Master. E a Papudinha vai ficar pequena para tanto cidadão de bem”.
Após a repercussão, Correia divulgou nota afirmando que a imagem “expressava, de forma simbólica, a proximidade e a articulação política entre o dono do Banco Master e figuras centrais da extrema direita”.
Ele admitiu que a figura foi criada por inteligência artificial e disse ter apagado a postagem porque “pode ter levado parte do público a interpretar a imagem como se fosse real”. A publicação original não informava tratar-se de IA.
A oposição reagiu nas redes. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) criticou a postagem no X, citando “abertura de inquérito sobre fake news, buscas e apreensões” e afirmando que “essa várzea se transformou numa republiqueta de décima categoria!”.
Medida judicial — Nesta sexta-feira, a 7ª Vara Cível de Brasília proibiu o deputado de republicar ou divulgar a montagem, sob pena de multa, e determinou que ele se retrate em até 24 horas em todas as suas redes, esclarecendo que a imagem era falsa e produzida por inteligência artificial.
Até o momento, não há informação adicional sobre eventual recurso da defesa do parlamentar. O espaço permanece aberto para manifestações das partes citadas.
Patosonline.com
Com informações de Poder360 e Veja
Eleições 2026 Cida Ramos diz que PT da Paraíba não será “barriga de aluguel” para eleições de 2026
Caso Master PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro
Caso Master André Mendonça se reúne com a PF para tratar do Caso Master Mín. 22° Máx. 33°