
Duas mulheres acusadas de aplicar um golpe contra uma idosa da cidade de Patos foram presas nesta quarta-feira (6), em João Pessoa, durante uma operação conjunta da Polícia Civil da Paraíba com apoio da Guarda Municipal da Capital.
As investigadas são apontadas como responsáveis por enganar Maria do Socorro, de 67 anos, no último dia 24 de abril, logo após a vítima deixar uma agência bancária no Centro de Patos.
A prisão foi resultado de um trabalho de inteligência conduzido pela Delegacia de Roubos e Furtos de Patos (DRF), sob coordenação do delegado Thitto de Amorim, com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Capital, e da Guarda Municipal de João Pessoa. Segundo a polícia, a identificação das mulheres ocorreu após o cruzamento de imagens de câmeras de segurança do Centro de Patos com informações sobre o deslocamento das investigadas pelo estado.
De acordo com as investigações, as mulheres fazem parte de uma quadrilha especializada em golpes contra idosos e pessoas vulneráveis em diversos estados do Nordeste.
Segundo o delegado Roberto Carvalho, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, em entrevista ao repórter Gustavo Chaves, o caso chegou à Capital após comunicação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, que alertou sobre a atuação das suspeitas na região.
Ainda conforme a polícia, o grupo alugava veículos em locadoras, removia os dispositivos de rastreamento GPS e circulava por várias cidades da Paraíba e de outros estados aplicando diferentes modalidades de estelionato.
Entre os golpes praticados está o conhecido “golpe do bilhete premiado” e outras abordagens baseadas na manipulação emocional e na confiança da vítima.
A investigação aponta que as criminosas abordavam vítimas em locais públicos, especialmente próximos a bancos, simulando situações de ajuda ou oferecendo falsas premiações.
Durante a conversa, convenciam as vítimas a entregar bolsas, cartões bancários e documentos pessoais temporariamente a uma comparsa, sob diferentes pretextos. Em seguida, fugiam com os pertences e realizavam compras e movimentações financeiras indevidas.
A polícia estima que o grupo tenha causado prejuízos significativos a vítimas em vários estados nordestinos.
Além das duas mulheres presas, um terceiro homem também é investigado. Segundo a polícia, ele seria responsável pelo aluguel dos veículos utilizados pela quadrilha, mas ainda não foi localizado.
Ver essa foto no Instagram
Durante entrevistas ao repórter Gustavo Chaves após a prisão, uma das mulheres admitiu já ter sido presa anteriormente no Maranhão por crime semelhante. Ela afirmou estar arrependida e declarou que responderá pelos atos praticados.
Nas imagens registradas durante a condução policial, as suspeitas aparecem emocionadas ao serem questionadas sobre os golpes e os prejuízos causados às vítimas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A Polícia Civil segue investigando o caso e não descarta a participação das mulheres em outros crimes semelhantes registrados na Paraíba e em outros estados do Nordeste.
Segundo boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes, a vítima Maria do Socorro havia acabado de sair de uma agência do Banco do Brasil quando passou a ser seguida por uma das suspeitas.
Pouco depois, já nas proximidades de uma loja na Rua Escritor Rui Barbosa, ela foi abordada por uma segunda mulher. As suspeitas convenceram a idosa a acompanhá-las sob a falsa promessa de receber uma joia em um estabelecimento comercial.
Para ganhar sua confiança, uma das mulheres entregou a própria bolsa à vítima e pediu que ela fosse buscar dinheiro e a suposta joia. As criminosas afirmaram, porém, que Maria do Socorro não poderia entrar no local carregando sua bolsa pessoal e se ofereceram para guardá-la.
Ao chegar ao endereço indicado, a idosa percebeu que o estabelecimento não existia. Quando retornou, as suspeitas já haviam fugido levando sua bolsa com cartões bancários, documentos pessoais e objetos pertencentes também ao esposo da vítima.
Ver essa foto no Instagram
No dia seguinte ao crime, familiares foram informados de que a bolsa havia sido encontrada abandonada às margens da BR-230, no município de São Mamede.
Patos Online
FURTO Motocicleta é furtada no bairro Belo Horizonte, em Patos
ASSALTO NO SERTÃO Criminosos fingem pedir água para invadir casa de agricultor e roubam cerca de R$ 30 mil no Sertão
TRÁFICO DE DROGAS Homem é preso suspeito de tráfico de drogas na Vila Teimosa, em Patos
AÇÃO RÁPIDA Polícia Militar prende seis criminosos após de tentativa de roubo à residência no Sertão
PRISÃO Homem é preso com revólver e drogas após invadir residência em conjunto habitacional em construção, em Areia de Baraúnas
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar prende suspeito após agressões e ameaças de morte contra familiares em Patos
PRISÃO EM SOLÂNEA Condenado a 20 anos de prisão por estupro de vulnerável é capturado pela Polícia Civil em Solânea
AÇÃO RÁPIDA Polícia Militar evita tragédia e prende homem após denúncia de ameaça à filha no bairro São Sebastião, em Patos
FRAUDE Polícia Civil prende suspeito de tentar transferir ilegalmente terreno avaliado em R$ 200 mil, na Paraíba Mín. 23° Máx. 38°