
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2026 começam nesta terça-feira (7) e seguem até o dia 10 de julho. O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025, obtido média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. Estudantes que participaram do exame apenas como treineiros não podem concorrer às bolsas.
A classificação será feita com base na melhor nota obtida pelo candidato entre as duas últimas edições do Enem.
Além dos critérios de desempenho, o estudante deve atender a pelo menos uma das exigências previstas no edital, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que concorram a vagas em cursos de licenciatura e pedagogia.
O candidato ainda deverá optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas às políticas afirmativas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Para bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, que custeiam 50% do valor do curso, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Os critérios de renda não se aplicam aos professores da rede pública inscritos em cursos de formação de docentes.
Inscrições: 7 a 10 de julho
Resultado da 1ª chamada: 15 de julho
Comprovação das informações (1ª chamada): 15 a 24 de julho
Resultado da 2ª chamada: 5 de agosto
Comprovação das informações (2ª chamada): 5 a 14 de agosto
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de agosto
Resultado da lista de espera: 1º de setembro
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior para estudantes que ainda não possuem diploma de curso superior. O programa realiza dois processos seletivos por ano, um para cada semestre letivo.
Por Patos Online
Com informações da Ascom do MEC
NA 9ª POSIÇÃO Paraíba está entre os 10 estados com maior índice de reprovação no início do ensino fundamental no Brasil
EDUCAÇÃO Areia de Baraúnas investe mais de R$ 1,5 milhão na construção de nova escola e fortalece educação e economia local
EDUCAÇÃO Paraíba fica entre as três melhores redes estaduais do Nordeste no Enem
EDUCAÇÃO Município de Santa Terezinha faz adesão a Prova Nacional Docente (PND)
DESTAQUE Aluno de escola da zona rural de São José de Espinharas conquista 1º lugar no xadrez nos Jogos Escolares da Paraíba
VESTIBULAR 2026 Seu futuro começa agora: vestibular Unifip com inscrições gratuitas e 50% de desconto na primeira matrícula
EDUCAÇÃO Sisu+ oferece mais de 1,7 mil vagas na Paraíba; Patos, Sousa, Pombal e Princesa Isabel estão entre os municípios contemplados
EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Ágape anuncia a chegada do Infantil 1 e amplia sua excelência educacional
PLANEJAMENTO Município de Santa Terezinha promove a primeira reunião para a elaboração do Plano Municipal de Educação 2026 / 2036 Mín. 18° Máx. 34°