
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em empate técnico em eventuais disputas de segundo turno ao Palácio do Planalto contra três pré-candidatos da direita, segundo a pesquisa Nexus/BTG divulgada nesta segunda-feira (27). O levantamento testou cenários contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).
Na simulação contra Flávio Bolsonaro, Lula registra 47% das intenções de voto, enquanto o senador aparece com 43%. De acordo com a pesquisa, 9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados, e 1% disse não saber ou não respondeu. Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais, o resultado configura empate técnico.
Em um cenário de segundo turno entre Lula e Ronaldo Caiado, o presidente soma 45% das intenções de voto, ante 43% do ex-governador goiano. Nesse recorte, 10% declararam voto em branco, nulo ou em nenhuma das opções, e 2% não souberam ou não responderam. A diferença, também dentro da margem de erro, mantém o quadro de equilíbrio entre os dois nomes.
Já na disputa direta com Romeu Zema, Lula alcança 46% e o ex-governador de Minas Gerais aparece com 42%. Entre os entrevistados, 11% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos listados, enquanto 1% não respondeu ou não soube opinar. Assim como nos demais cenários, a distância entre os percentuais não ultrapassa a margem e é tratada como empate técnico.
A pesquisa Nexus/BTG ouviu 2.004 eleitores entre os dias 24 e 26 de julho, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A sondagem foi contratada pelo BTG Pactual e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01489/2026.
Lula x Ronaldo Caiado
Lula x Romeu Zema
Patosonline.com
Com CNN Brasil
LEGISLATIVO Heber Tiburtino apresenta projeto para proibir patrocínio de casas de apostas em eventos da Prefeitura de Patos e alerta para impactos na saúde
ELEIÇÕES 2026 Caiado lança candidatura à presidência com foco em segurança pública e críticas ao PT: “comigo, bandido não se cria”
Prefeita de Malta Prefeita de Malta destaca ações da gestão, anuncia novos investimentos e confirma apoio político para 2026
ELEIÇÕES 2026 Em Santa Terezinha, Nabor destaca apoio de situação e oposição e diz que diálogo tem aproximado lideranças de diferentes grupos políticos
POLÍTICA Patos tem quase 68 mil eleitores aptos a votar nas Eleições 2026; Paraíba soma 3,2 milhões
ELEIÇÕES 2026 Em convenção que oficializou candidatura à presidência, Flávio diz que Bolsonaro é “vítima da maior farsa” que país já viveu
MANDADO DE PRISÃO Ex-prefeito de Marizópolis é preso para cumprimento de pena após condenação definitiva por crimes de responsabilidade e de licitação
ELEIÇÕES 2026 “Lixo careca”: em convenção do PL, presidente da Argentina, Javier Milei, critica Moraes por proibir visita a Bolsonaro
ELEIÇÕES 2026 PT oficializa candidatura de Haddad ao governo de São Paulo em evento com Lula Mín. 20° Máx. 35°