
O laudo preliminar da necrópsia aponta que a morte de Zeneide Maria de Moura, conhecida como Neide, de 55 anos, ocorrida na tarde desta quarta-feira (12), no Centro de Patos, foi provocada por politraumatismo decorrente de um atropelamento. A informação foi repassada ao Patos Online pelo chefe do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos, médico-legista Dr. Dionísio Filho.
Segundo o Dr. Dionísio, o exame realizado pelo perito oficial médico-legista identificou múltiplas lesões na região torácica. O laudo oficial ainda está em fase de elaboração e deverá confirmar de forma definitiva a causa da morte.
O caso aconteceu por volta das 15h, na Rua Felizardo Leite, no Centro de Patos. Inicialmente, havia a suspeita de que a mulher teria sofrido um mal súbito enquanto conduzia uma motocicleta e, posteriormente, caído na via.
"O laudo oficial ainda está em processo de confecção. Mas informações do perito que realizou a necrópsia, dão conta de que a causa mortis foi provocada por politraumatismo após um atropelamento, com múltiplas lesões torácicas. A gente só precisa aguardar agora o laudo definitivo. Mas, em princípio, foi provocado por politraumatismo na região do tórax", destacou o chefe do Numol.
Em contato com o Patos Online, o perito criminal Cleiton Jhons, do Núcleo de Criminalística do IPC de Patos, explicou que os vestígios encontrados no local permitiram estabelecer uma dinâmica preliminar diferente da hipótese inicialmente levantada.
Segundo o perito, Zeneide havia parado a Honda CG 160 Fan, de cor vermelha, e, ao tentar desembarcar, perdeu o equilíbrio e caiu junto com a motocicleta.
Nesse momento, um caminhão Volkswagen VW/13.180, pertencente a uma distribuidora de bebidas e que trafegava pela via, atingiu a vítima com o pneu dianteiro direito.
“Com base nas informações colhidas no local e no exame pericial preliminar, constatamos que a vítima parou a motocicleta e, ao tentar desembarcar, perdeu o equilíbrio e caiu junto com o veículo. Nesse instante, um caminhão passava pelo local, atingindo a vítima com o pneu dianteiro direito”, explicou Cleiton Jhons.
Uma motolância e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU foram acionadas após a ocorrência. Quando chegaram ao local, as equipes constataram que a mulher já estava sem vida.
Durante a perícia, foram identificados diversos vestígios que contribuíram para a reconstrução preliminar da ocorrência, entre eles marcas de arrastamento na pista, marcas de pneu na região dorsal da vítima, sinais de atrito no capacete e fios de aplique capilar presos ao pneu do caminhão.
A perícia também analisou o tacógrafo do caminhão e constatou que o veículo trafegava em velocidade compatível com a permitida para a via no momento do ocorrido.
Imagens de câmeras de estabelecimentos comerciais próximos também foram coletadas para auxiliar na análise do caso.
Zeneide era bastante conhecida em Patos e, durante muitos anos, foi proprietária de um bar nas proximidades do Campo do Totô, no bairro Monte Castelo, onde também residia.
Ela era viúva e deixa três filhos: Josicleide, conhecida como Galega; Josineide; e Jonas.
O velório acontece na Central de Velórios do Grupo Eterna, localizada na Rua Irineu Joffily, no bairro Santo Antônio, em Patos.
O sepultamento está previsto para as 17h desta quinta-feira (13), no Cemitério Santo Antônio, no bairro Monte Castelo.
Por Patos Online
SEGURANÇA Soldado Ícaro Flávio morre após ser atingido durante confronto em Santa Rita
VIOLÊNCIA Paraibana de 33 anos é assassinada com requintes de crueldade pelo companheiro em São Paulo; vítima teve pernas e coluna quebradas
OPERAÇÃO ARENA PF deflagra operação para investigar esquema bilionário envolvendo apostas e jogos de azar; sede da PixBet é alvo
SEGURANÇA Polícia Civil prende suspeito de compartilhar material de abuso sexual infantil em Itapororoca
FURTO Polícia Militar prende suspeito e recupera material furtado de unidade de saúde em Patos
SINISTRO Colisão entre carro e motocicleta é registrada na tarde desta quarta-feira (12), no Centro de Patos
AÇÃO POLICIAL PRF recupera carro e motocicleta roubados e conduz cinco pessoas às autoridades na Paraíba
PRISÕES Polícia Civil de Princesa Isabel prende cinco pessoas em ações contra crimes sexuais, violência doméstica e tráfico de drogas
SEGURANÇA PÚBLICA Comandante do CPR II integra comitiva da PMPB na COP Internacional 2026 em São Paulo Mín. 19° Máx. 35°