CLEVER
Quinta, 01 de Outubro de 2026
Banner CCAA
Banner Dr Yuri
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Brasil ELEIÇÕES 2026

Globo cancela debate presidencial após decisões judiciais de última hora

Emissora recebeu determinações do TSE sobre participação de candidatos ausentes e do STF para inclusão de Renan Santos; debate estava marcado para esta quinta-feira (1º)

01/10/2026 às 20h52
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1
Compartilhe:
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

A TV Globo decidiu cancelar o debate entre candidatos à Presidência da República que estava previsto para a noite desta quinta-feira (1º), após uma sequência de decisões judiciais tomadas horas antes da realização do programa. A emissora informou que recebeu duas intimações nesta noite, uma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outra do Supremo Tribunal Federal (STF), que alteraram as regras inicialmente estabelecidas para o encontro.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

A primeira decisão foi proferida pela ministra Estela Aranha, do TSE, a partir de um pedido da coligação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A magistrada determinou a suspensão do trecho das regras do debate que tratava dos candidatos ausentes.

Pelas regras que haviam sido assinadas pelos partidos, inclusive pelo PT, o espaço destinado a um candidato que não comparecesse seria mantido vazio, identificado com uma placa. Além disso, os candidatos presentes poderiam, em uma das rodadas de tema livre, formular em 30 segundos a pergunta que fariam ao candidato ausente.

Com a decisão, a Globo ficou impedida de exibir o púlpito reservado a Lula e de realizar a dinâmica de perguntas direcionadas ao candidato ausente. A ministra considerou, em análise preliminar, que a regra poderia produzir efeitos negativos sobre o candidato que optasse por não participar do debate.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Renan Santos é incluído por decisão do STF

Outra mudança ocorreu após decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que determinou a participação de Renan Santos, candidato do Missão à Presidência, no debate.

A legislação eleitoral estabelece critérios para a participação obrigatória de candidatos em debates promovidos por emissoras de rádio e televisão. Inicialmente, a Globo havia convidado candidatos cujos partidos atendiam aos critérios então considerados pela emissora.

Antes da decisão de Gilmar Mendes, o presidente do TSE, ministro Nunes Marques, havia negado pedido para inclusão de Renan. O partido Missão posteriormente levou a discussão ao Supremo. Nesta quinta-feira, Gilmar Mendes determinou a inclusão do candidato, com efeito imediato.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

A decisão ocorreu depois de outros movimentos judiciais envolvendo a composição do debate. Na terça-feira (29), Nunes Marques havia determinado a inclusão de Romeu Zema (Novo), após mudança no entendimento sobre a forma de contabilização da representação partidária no Congresso para fins de participação em debates.

Globo decide cancelar o debate

Em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, a Globo afirmou que tem tradição na realização de debates eleitorais e que seu objetivo é promover a discussão de ideias e permitir que os eleitores comparem propostas.

A emissora, porém, declarou que as decisões judiciais tomadas próximas ao horário do programa geraram insegurança jurídica e, segundo sua avaliação, interferiram na liberdade da empresa para organizar o debate.

Diante das alterações determinadas pela Justiça, a Globo decidiu cancelar a realização do encontro desta quinta-feira.

A emissora agradeceu aos candidatos que haviam confirmado presença e afirmou que fez o esclarecimento em respeito aos eleitores e ao público que aguardava o programa.

O debate seria o último encontro televisionado entre os candidatos à Presidência antes do primeiro turno das eleições, marcado para domingo (4). A programação inicialmente prevista incluía candidatos convidados pela emissora conforme os critérios eleitorais e alterações determinadas posteriormente por decisões judiciais.

Por Patos Online
Com informações do g1 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Sex 36°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 36°C 23°C
Seg 36°C 21°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras