CLEVER
Quinta, 15 de Outubro de 2026
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Banner Dr Yuri
Banner CCAA
Política SISTEMA PRISIONAL

MPPB aciona Justiça para cobrar medidas de prevenção contra incêndios em 65 unidades prisionais da Paraíba; Seap responde

Ministério Público aponta problemas nas instalações elétricas, extintores vencidos e ausência de planos de evacuação; Secretaria afirma que já realiza adequações

15/10/2026 às 21h00
Por: Higor Oliveira Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Estado para exigir a correção de irregularidades relacionadas à prevenção e ao combate a incêndios em 65 unidades prisionais em funcionamento na Paraíba. A medida foi ajuizada na última sexta-feira (9) e tramita na Justiça da Comarca de João Pessoa.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

A ação foi apresentada pelo promotor de Justiça Ricardo Medeiros, responsável pela tutela coletiva do sistema prisional e dos direitos humanos no estado. Segundo o MPPB, as unidades apresentam problemas como instalações elétricas precárias, extintores vencidos ou inexistentes e ausência de planos de evacuação e brigadas de incêndio, colocando em risco detentos, policiais penais, servidores e visitantes.

De acordo com o órgão, a iniciativa judicial ocorreu após mais de sete anos de tentativas de solucionar as irregularidades administrativamente. As investigações apontaram que a maioria dos estabelecimentos administrados pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) funciona sem projetos de prevenção e combate a incêndio aprovados e sem os certificados exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Na ação, o Ministério Público solicita que o Estado apresente um inventário preliminar das unidades e um Plano Estadual de Segurança contra Incêndio e Pânico no Sistema Prisional, com cronograma para regularização das estruturas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Entre as medidas solicitadas estão a apresentação dos projetos de prevenção e combate a incêndio de todas as unidades ao Corpo de Bombeiros até 31 de dezembro de 2027 e a obtenção dos certificados de aprovação em até 36 meses após a homologação do plano.

O MPPB também pede a adoção imediata de providências para eliminar situações de risco iminente, independentemente da elaboração do planejamento estadual. Em caso de descumprimento das determinações solicitadas, requer a aplicação de multa diária de R$ 1 mil.

Além disso, a ação solicita a condenação do Estado ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, com destinação ao Fundo Estadual de Direitos Difusos (FDD-PB), preferencialmente para projetos de segurança no sistema prisional.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

O promotor Ricardo Medeiros destacou que a ausência de equipamentos de segurança e de rotas de fuga representa um risco especialmente grave para pessoas privadas de liberdade, que não podem deixar os estabelecimentos por conta própria.

Seap-PB se posiciona

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informou que já vem adotando medidas técnicas e administrativas para adequar as unidades prisionais às exigências de prevenção e combate a incêndios.

Entre as providências citadas estão a aquisição de aproximadamente 500 extintores, melhorias nas instalações elétricas, implantação de sinalização e levantamento técnico das unidades. A Secretaria também informou que cerca de 40% dos estabelecimentos já foram visitados por equipes especializadas.

Segundo a Seap-PB, as unidades PB1, Geraldo Beltrão e Remígio já contam com projetos aprovados, mas ainda necessitam de intervenções estruturais para atender integralmente às exigências estabelecidas.

Confira, abaixo, a nota atualizada da Seap-PB na íntegra:

NOTA À IMPRENSA — SEAP-PB

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) já vem adotando medidas técnicas e administrativas voltadas à regularização das unidades prisionais quanto às exigências de prevenção e combate a incêndio.

Embora ainda não tenha tomado conhecimento da ação, a Secretaria acompanha essa problemática há algum tempo e já vinha adotando providências antes de qualquer iniciativa judicial.

Entre as medidas implementadas estão a aquisição de aproximadamente 500 extintores para equipar as unidades prisionais e a manutenção contínua desses equipamentos por meio de contrato específico.

Nos grandes presídios, também foi realizada a desobstrução das áreas de acesso destinadas aos veículos do Corpo de Bombeiros, permitindo a passagem das equipes e uma pronta resposta em situações de emergência.

Outra providência adotada foi a implantação de sinalização nas áreas internas das unidades.

A Seap-PB também vem atuando na reestruturação das instalações elétricas, com o objetivo de prevenir panes e sobrecargas. Atualmente, equipes trabalham no Complexo do Serrotão e na Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão na reestruturação da parte elétrica.

Como parte desse processo, desde janeiro de 2026, a Seap-PB passou a contar com uma Divisão de Engenharia, formada por equipe multidisciplinar com profissionais especializados em arquitetura, engenharia elétrica e demais áreas necessárias à elaboração e execução dos projetos.

A criação da nova estrutura permitiu o início de um levantamento técnico detalhado das unidades prisionais do Estado.

O trabalho tornou-se necessário diante da necessidade de regularização dos projetos arquitetônicos de diversas unidades, etapa que possibilita a elaboração da documentação que serve de base para os projetos específicos de prevenção e combate a incêndio.

Atualmente, cerca de 40% das unidades prisionais já foram visitadas pela equipe técnica. Durante as inspeções, são realizados levantamentos, medições e verificações de toda a estrutura física.

As informações coletadas são posteriormente inseridas em sistemas específicos de engenharia e arquitetura, permitindo a reconstrução digital das edificações e a elaboração dos respectivos projetos arquitetônicos.

A partir dessa etapa, é possível avançar tecnicamente na elaboração dos projetos de prevenção e combate a incêndio e, posteriormente, submetê-los à análise e validação do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

O trabalho já se encontra em estágios avançados em determinadas unidades do sistema penitenciário.

As unidades PB1, Geraldo Beltrão e Remígio contam com aprovação de projeto, sendo necessárias intervenções estruturais para o cumprimento integral das exigências estabelecidas.

Outras unidades, como Princesa Isabel, Soledade, Cubati, Alagoa Grande, Teixeira e Esperança, encontram-se em diferentes etapas do processo de levantamento, feitura de projetos, adequações técnicas e planejamento das intervenções necessárias.

Os projetos elaborados também vêm subsidiando as reformas estruturais necessárias. À medida que são concluídos, são preparados os respectivos orçamentos para execução das intervenções.

A Seap-PB ressalta que a regularização de um sistema penitenciário composto por dezenas de edificações exige um trabalho especializado, individualizado e contínuo.

A Secretaria reafirma que as providências já estão em andamento e que seguirá atuando, em diálogo com o Corpo de Bombeiros e os órgãos de controle, para avançar na adequação das unidades e no fortalecimento da segurança de policiais penais, servidores, pessoas privadas de liberdade e demais usuários do sistema penitenciário paraibano.

Assessoria de Comunicação da Seap-PB

Por Patos Online
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sex 38°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 24°C
Ter 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes