CLEVER
Sábado, 07 de Novembro de 2026
Banner Dr Yuri
Banner CCAA
UNIFIP
Saúde DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Paraíba registra sétima doação de coração de 2026

Doador era um jovem de 18 anos; coração, rins e córneas foram destinados a pacientes na lista de espera

07/11/2026 às 05h00
Por: Higor Oliveira Fonte: Secom-PB
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa quarta-feira (4), a sétima doação de coração do ano. A ação aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde o paciente doador estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além do coração, também foram doados os rins e as córneas, permitindo a saída de cinco pacientes da lista de espera por um órgão ou tecido. Esta foi a 37ª doação de múltiplos órgãos em 2026.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

O paciente doador era um jovem de 18 anos, que teve morte encefálica diagnosticada após um Trauma Crânio Encefálico (TCE) grave. Com o quadro irreversível, a família passou por uma entrevista com a equipe da Central e escolheu realizar a doação.

A psicóloga Vanclécia Lima explica como a Central de Transplantes inicia o processo de sensibilização da família: “Quando a gente acompanha o caso de um potencial doador e há a possibilidade de morte encefálica, acolhemos e começamos a conversar com a família sobre o prognóstico e da abertura ao protocolo de morte cerebral. Mas só depois que a gente tem o diagnóstico é que a gente conversa com a família sobre a doação”. 

Para a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, a Paraíba tem conseguido avançar na oferta do serviço por meio das capacitações das equipes envolvidas e do apoio recebido por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“O salto que a Paraíba tem conquistado em relação à doação de órgãos e transplantes reflete justamente o investimento que a Secretaria de Estado da Saúde tem feito com nossa equipe, capacitando os profissionais e possibilitando a ampliação do serviço. Temos aeronave encurtando distâncias e possibilitando doações no sertão, temos mais um hospital da rede habilitado para fazer transplante, que é o Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, temos uma equipe de captação própria, que é uma grande conquista. E o resultado de tudo isso são mais vidas transformadas,” pontuou.

Entre os beneficiados com a doação, está um paraibano de 56 anos que recebeu o rim esquerdo. A cirurgia foi realizada no Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, em João Pessoa, marcando o quarto transplante renal da unidade. 

Na Paraíba, segundo dados da Central Estadual de Transplantes, 837 pacientes aguardam um órgão ou tecido na rede pública de saúde do estado.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno
Foto: DIvulgação

 

Por Secom-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 38°

Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 24°C
Ter 38°C 24°C
Qua 38°C 24°C
Qui 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes