Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB) requereram regime de prisão domiciliar aos réus submetidos à prisão cautelar ou definitiva que se enquadram no grupo de risco. O documento foi remetido nesta quinta-feira (19) ao Juízo de Direito da 2ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Patos.
De acordo com a defensora pública Monaliza Montinegro, a medida encontra amparo na Constituição Federal e na Lei de Execução Penal. “O que nós queremos é que elas tenham efetividade prática, sobretudo levando em consideração a pandemia que estamos vivenciando", disse.
O ofício destaca o decreto de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) do Ministério da Saúde e o Boletim Epidemiológico 5, elaborado pelo Governo Federal, no qual há recomendação para que idosos e doentes crônicos evitem ambientes com aglomeração de pessoas, caso dos estabelecimentos penais. O grupo de risco da Covid-19 inclui gestantes, maiores de 60 anos, imunossuprimidos, diabéticos e portadores de doenças pulmonares e cardíacas.
“Nesse contexto, o ambiente prisional apresenta-se como um lugar altamente propício para proliferação de doenças, uma vez que os presos e presas ficam amontoados em espaço ínfimo e claustrofóbico, com apenas duas horas de banho de sol por dia, além de muitas vezes compartilharem itens de higiene e de alimentação entre si, o que favorece ainda mais a propagação de doenças infectocontagiosas, como a tuberculose, diarreia, hepatite A e as doenças de pele. Além disso, é de conhecimento notório a precarização do atendimento à saúde nas unidades prisionais da comarca de Patos/PB”, dispõe um dos trechos do ofício.
A defensora pública Monaliza Montinegro explica que a medida foi pensada visando prevenir o contágio dentro dos estabelecimentos penais, bem como a saúde de agentes penitenciários, defensores públicos, advogados, policiais, servidores e outros profissionais.
Texto: Matheus Wendell (estagiário)
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°