Acabou nesta sexta-feira (17) a animação dos dirigentes de clubes da Série C com a possibilidade de aumentar suas receitas com os direitos internacionais de transmissão do Campeonato Brasileiro e os direitos internacionais para streaming for betting.
Em 2020 a Paraíba, mais uma vez, será representada na terceira divisão nacional por Botafogo-PB e Treze.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Comissão Nacional de Clubes (CNC), órgão estatutário da entidade com atuação independente, informaram, em reunião por videoconferência com a presença de 31 clubes, que foi concluída a primeira fase do processo de seleção das empresas.
Só que, pelo menos no comunicado divulgado pela CBF, os times que disputam a Terceirona não foram citados no acordo.
A entidade máxima do futebol nacional anunciou que a decisão foi tomada com o voto exclusivo dos clubes “após minucioso trabalho coordenado e apresentado por um grupo técnico formado por dirigentes dos times”.
O processo de seleção foi iniciado há mais de 10 meses e, segundo a CBF, houve união com os clubes para definições estratégicas em relação à projeção do Campeonato Brasileiro no exterior.
A proposta na mesa – em dólares, é de um pouco menos de US$ 40 milhões (cerca de R$ 209 milhões) fixos pelo tempo total de acordo (até 2023).
A maior parcela (75%) deste montante ficaria para os clubes da Série A, restando uma parte (20%) para as equipes que disputam a Série B e uma “naigadinha” de 5% para as agremiações da Série C. Agora nem isso.
A Confederação sustenta o discurso de que abriu mão de qualquer participação econômica no contrato em favor dos clubes.
Antes da definição foram avaliados os modelos de negócio, de cada uma das empresas interessadas, em relação às formas de distribuição do produto, experiência em projetos desta natureza, sistema de remuneração dos clubes e capacidade de inovação na área tecnológica.
Baseados nestes aspectos, os clubes optaram, nessa primeira fase, pela proposta das empresas Global Sports Rights Management (GSRM) para direitos internacionais para TV aberta, TV fechada, Pay Per View, internet e OTT/streaming; e pela proposta conjunta das empresas Zeus Sports Marketing e Stats Perform para direitos internacionais para streaming for betting.
A partir de agora o processo entra em sua segunda fase, quando as empresas selecionadas passarão por validação do escopo de trabalho, atendimento às normas de governança e conformidade, apresentação das garantias financeiras e formalização dos instrumentos contratuais.
Até que esta fase esteja rigorosamente cumprida, os clubes e a CBF não consideram o processo concluído.
A intenção dos clubes é celebrar contratos com duração de quatro anos (2020, 2021, 2022 e 2023) e tendo como meta principal a ampliação da visibilidade do Campeonato Brasileiro no exterior, além do retorno financeiro aos clubes envolvidos.
Os modelos de negócio selecionados contemplarão pagamento de garantia mínima e, em relação aos direitos internacionais de transmissão, divisão de receita por performance de vendas.
Estão previstos ainda investimentos nas áreas de branding, identidade visual, ações de ativação no mercado global e combate à pirataria. Além disso, garantem aos clubes uma gestão compartilhada das estratégias mercadológicas e controle, por meio de auditoria, dos resultados obtidos.
Equipe @Vozdatorcida
SELEÇÃO BRASILEIRA Primeira Convocação pós-Copa: lista de Ancelotti tem trio do Corinthians, dupla do Flamengo e inúmeras surpresas
TREINAMENTO Árbitra patoense Ruthyanna Camila participa de treinamento da Arbitragem PRO da CBF na Granja Comary
SUL-AMERICANA São Paulo leva gol de ex-Palmeiras, perde para o Boca e se complica na Sul-Americana
SUL-AMERICANA Com reservas, Vasco segura empate com o Santa Fe nas quartas da Sul-Americana
LIBERTADORES Fluminense conta com brilho de Hulk para sair na frente do Platense por vaga na semifinal da Libertadores
COPA PARAÍBA Esporte de Patos vê Copa Paraíba como laboratório para 2027 e mira vaga na Copa do Brasil
BRASILEIRÃO Vitória vence confronto direto no Barradão e mantém Grêmio colado no Z-4 do Brasileirão
EM PATOS Atleta patoense vence por nocaute no primeiro round e conquista cinturão no Jato Fight
COPA PARAÍBA Nacional de Patos pretende evitar nova montagem de elenco e manter pelo menos 80% do grupo para 2027 Mín. 20° Máx. 35°