O ex-ministro da Justiça Sergio Moro negou ter condicionado a aceitação de uma troca no comando da Polícia Federal à promessa de uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), como afirmou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em pronunciamento no fim da tarde desta sexta-feira (24).
Segundo Bolsonaro, Moro colocou a promessa de uma vaga no STF como condição para aceitar a saída de Maurícío Valeixo da direção geral da PF.
"A permanência do Diretor Geral da PF, Maurício Valeixo, nunca foi utilizada como moeda de troca para minha nomeação para o STF. Aliás, se fosse esse o meu objetivo, teria concordado ontem com a substituição do Diretor Geral da PF", publicou Moro no Twitter pouco depois das 18h.
A permanência do Diretor Geral da PF, Maurício Valeixo, nunca foi utilizada como moeda de troca para minha nomeação para o STF. Aliás, se fosse esse o meu objetivo, teria concordado ontem com a substituição do Diretor Geral da PF.130K6:10 PM - Apr 24, 2020Twitter Ads info and privacy45.5K people are talking about this
Cerca de meia hora depois, Moro fez um novo post no qual afirmou que Valeixo estava "cansado de ser assediado" por Bolsonaro.
"De fato, o diretor da PF Maurício Valeixo estava cansado de ser assediado desde agosto do ano passado pelo presidente para ser substituído. Mas, ontem, não houve qualquer pedido de demissão, nem o decreto de exoneração passou por mim ou me foi informado", escreveu o ex-ministro.
De fato,o Diretor da PF Maurício Valeixo estava cansado de ser assediado desde agosto do ano passado pelo Presidente para ser substituído.Mas,ontem,não houve qualquer pedido
de demissão,nem o decreto de exoneração passou por mim ou me foi informado.https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/08/16/bolsonaro-sobre-nome-para-pf-no-rio-quem-manda-sou-eu.htm …Bolsonaro sobre troca na PF: 'Quem manda sou eu'O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que "ficou sabendo" que quem assumirá a...noticias.uol.com.br47.4K6:35 PM - Apr 24, 2020Twitter Ads info and privacy16.8K people are talking about this
No segundo semestre, o decano (magistrado mais antigo) do STF, ministro Celso de Mello, será aposentado compulsoriamente por idade.
"Mais de uma vez, o senhor Sergio Moro disse para mim: Você pode trocar o Valeixo sim, mas em novembro, depois que você me indicar para o Supremo Tribunal Federal", afirmou o presidente.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao STF a abertura de um inquérito para apurar os fatos narrados e as declarações feitas por Moro.
Em carta de despedida a servidores, Valeixo disse que a Polícia Federal "segue forte, unida e alinhada aos princípios republicanos mais nobres".
CNN Brasil
Mín. 22° Máx. 37°