A respeito da matéria “Familiares buscam sensibilidade do poder judiciário diante dos casos de apenados com doenças crônicas nos presídios da cidade de Patos”, publicada no dia 6 de maio de 2020 pelo portal de notícias Patos Online, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) esclarece que desde o início da pandemia do novo coronavírus, antes mesmo de ser decretado a medida de isolamento social, o Núcleo Regional da DPE-PB em Patos enviou ofícios às direções das Penitenciárias Romero Nóbrega e Feminina e à Cadeia de Malta com pedido de informações.
Foi solicitado - e fornecido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) - a lista de todas as pessoas em situação de risco, bem como atestado emitido pelo médico do estabelecimento.
Com isso, a DPE-PB protocolou, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), um pedido coletivo, mas nominal, em favor as pessoas presas em situação de risco em todas as Varas de Patos e nas demais Comarcas da região. “Também foi peticionado no sentido de que fosse realizada a revisão de todas prisões provisórias, visando revogar as prisões desnecessárias e com excesso de prazo”, explicou a coordenadora do Núcleo, Monaliza Montinegro.
O pedido coletivo, entretanto, foi indeferido. A partir de então, a Defensoria Pública realizou uma força tarefa, ajuizando pedidos individuais em favor dessas pessoas e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) se manifestou de forma favorável em todos os pedidos que envolviam presos em situação de risco.
No início desse processo, afirma a defensora pública, o juiz da execução de Patos deferiu uma série de pedidos. No entanto, acabou modificando o entendimento e negando os demais. “Inconformados (as) com essas decisões, nós, da Defensoria Pública, passamos a atuar recorrendo ao Tribunal de Justiça - e novamente houve parecer favorável por parte do Ministério Público. O juiz, portanto, terá oportunidade de se manifestar novamente antes de enviar esses processos ao TJPB”, explicou Monaliza.
De acordo com informações divulgadas pelo programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a mortalidade por Covid-19 entre as pessoas presas é o quíntuplo da população em geral. “Portanto, todas essas medidas foram tomadas visando evitar que a pena de prisão para essas pessoas se tornasse uma pena de morte”, justificou a coordenadora do Núcleo de Patos.
CONTATO - A Defensoria Pública se coloca à disposição dos familiares de pessoas que não possuem condições de pagar advogados por meio do atendimento online, no site defensoria.pb.def.br, e do telefone (83) 98640-8427.
ASCOM
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025
Em recuperação Jornalista Marcos Oliveira passa por cirurgia e se recupera bem após procedimento na vesícula
Remoção de árvore SEMADS confirma retirada de craibeira centenária no Centro de Patos após laudo técnico
Susto Incêndio em poste após chuva assusta moradores e causa transtornos no bairro Maternidade, em Patos Mín. 22° Máx. 36°