Quarta, 21 de Janeiro de 2026
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Banner Vera Cruz Topo
Locais Locais

Defensoria Pública atua na defesa de pessoas presas com doenças crônicas na comarca de Patos

07/05/2020 às 20h57
Por: PATOS ONLINE Fonte: ASCOM
Compartilhe:

A respeito da matéria “Familiares buscam sensibilidade do poder judiciário diante dos casos de apenados com doenças crônicas nos presídios da cidade de Patos”, publicada no dia 6 de maio de 2020 pelo portal de notícias Patos Online, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) esclarece que desde o início da pandemia do novo coronavírus, antes mesmo de ser decretado a medida de isolamento social, o Núcleo Regional da DPE-PB em Patos enviou ofícios às direções das Penitenciárias Romero Nóbrega e Feminina e à Cadeia de Malta com pedido de informações.

Foi solicitado - e fornecido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) - a lista de todas as pessoas em situação de risco, bem como atestado emitido pelo médico do estabelecimento.

Com isso, a DPE-PB protocolou, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), um pedido coletivo, mas nominal, em favor as pessoas presas em situação de risco em todas as Varas de Patos e nas demais Comarcas da região. “Também foi peticionado no sentido de que fosse realizada a revisão de todas prisões provisórias, visando revogar as prisões desnecessárias e com excesso de prazo”, explicou a coordenadora do Núcleo, Monaliza Montinegro.

O pedido coletivo, entretanto, foi indeferido. A partir de então,  a Defensoria Pública realizou uma força tarefa, ajuizando pedidos individuais em favor dessas pessoas e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) se manifestou de forma favorável em todos os pedidos que envolviam presos em situação de risco.

No início desse processo, afirma a defensora pública, o juiz  da execução de Patos deferiu uma série de pedidos. No entanto, acabou modificando o entendimento e negando os demais. “Inconformados (as) com essas decisões, nós, da Defensoria Pública, passamos a atuar recorrendo ao Tribunal de Justiça - e novamente houve parecer favorável por parte do Ministério Público. O juiz, portanto, terá oportunidade de se manifestar novamente antes de enviar esses processos ao TJPB”, explicou Monaliza.

De acordo com informações divulgadas pelo programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a mortalidade por Covid-19 entre as pessoas presas é o quíntuplo da população em geral. “Portanto, todas essas medidas foram tomadas visando evitar que a pena de prisão para essas pessoas se tornasse uma pena de morte”, justificou a coordenadora do Núcleo de Patos.

CONTATO - A Defensoria Pública se coloca à disposição dos familiares de pessoas que não possuem condições de pagar advogados por meio do atendimento online, no site defensoria.pb.def.br, e do telefone (83) 98640-8427.


ASCOM

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Qui 37°C 22°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 34°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras