
O presidente da OAB Subseção Patos, Cleodon Bezerra, fez duras críticas às Resoluções nº 02 e 06/2026 do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), durante participação no Jornal Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, na última segunda-feira (19). Segundo ele, as mudanças promovidas pelo Tribunal alteram competências judiciais e trazem impactos negativos diretos para a comarca de Patos e para todo o sertão paraibano.
Um dos pontos mais criticados é a transferência da Vara de Execução Penal da Comarca de Patos para o município de Sousa. Para Cleodon, a medida representa um enorme retrocesso. “Patos possui a maior população carcerária do sertão paraibano e, ainda assim, perde a Vara de Execução Penal. Isso dificulta o acesso à Justiça, especialmente para pessoas hipossuficientes, e prejudica não só a advocacia, mas toda a sociedade”, afirmou.
Dados da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba apontam que, em 2024, Patos contava com 346 apenados na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega e 77 internas na Penitenciária Regional Feminina, totalizando 423 pessoas privadas de liberdade. Em contrapartida, a Colônia Penal Agrícola de Sousa possuía 194 detentos, número significativamente menor.
Outro ponto destacado pelo presidente da OAB Patos foi a criação de três Varas Regionais de Sucessões, todas localizadas em João Pessoa e Campina Grande, sem contemplar o Sertão. Cleodon ressaltou que a advocacia patoense chegou a solicitar formalmente ao presidente do TJPB, em reunião realizada em 18 de dezembro, a criação de uma Vara de Sucessões em Patos, pedido que não foi atendido.
“Mais uma vez, o Tribunal esquece que existe Paraíba depois de Campina Grande. A ausência de uma Vara de Sucessões em Patos vai prejudicar profundamente os advogados que atuam com inventários e arrolamentos, além da população que terá dificuldades de deslocamento”, destacou.
Cleodon Bezerra também criticou o funcionamento deficiente dos mecanismos de atendimento remoto do TJPB. Segundo ele, a Vara de Sucessões de Campina Grande, que já enfrenta dificuldades, deverá receber processos de todo o sertão, o que tende a agravar ainda mais a morosidade.
As resoluções, de acordo com o presidente da OAB Patos, foram aprovadas sem diálogo com a advocacia ou com a sociedade civil, o que intensifica os prejuízos institucionais e sociais. “É uma decisão extremamente prejudicial e tomada sem qualquer consulta. Vamos continuar lutando, junto à sociedade civil organizada, para buscar a alteração dessas resoluções”, concluiu.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Patos Online
CAMPANHA SOLIDÁRIA Moradora de Patos busca ajuda para manter tratamento após enfrentar complicações em cirurgias na coluna
São João de Patos Justiça publica portaria com regras para entrada e permanência de menores no São João de Patos 2026
RECAPEAMENTO Prefeitura de Patos inicia recapeamento asfáltico na Rua Vereador Joaquim Leitão
DECISÃO CAUTELAR Procon Patos reforça fiscalização e determina medidas contra empresa de internet por irregularidades
SÃO JOÃO 2026 Prefeitura e Coollab ajustam horários da abertura do São João de Patos; Zé Vaqueiro sobe ao palco às 19h, e Japãozin é anunciado na grade
Pesquisa de preços Procon Patos divulga pesquisa de preços de gás de cozinha e água mineral Mín. 19° Máx. 34°