A rotina do futebol carioca tende a ser retomada em breve. Após reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, neste domingo no Gabinete de Crise da COVID-19, no Riocentro, representantes de clubes se mostraram otimistas de que a volta aos treinos será autorizada a partir desta terça-feira (e a retomada da competição acontecer em junho).
Além de representantes dos clubes da elite do Campeonato Estadual, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, também participou do encontro. A oficialização em torno da decisão da Prefeitura deve ser oficializada nesta segunda-feira, depois de nova reunião na entidade máxima do futebol carioca.
Mandatário do Vasco, Alexandre Campello exaltou a maneira como a reunião transcorreu.
- Na realidade, a gente está tratando muito de como voltar, da forma como o futebol vai voltar. Mas com uma tendência do futebol voltar a ser jogado no meio de junho. Isso ainda está sendo discutido, nesse momento está liberado para volta a fisioterapia, alguns exercícios ligados a fisioterapia - disse ao SporTV, destacando:
- Ainda está sendo discutido a volta efetivamente aos treinos, mas com um pensamento do futebol voltar a partir do meio de junho - completou.
A previsão é de que a bola volte a rolar para o Campeonato Carioca no dia 14 de junho, com uma série de restrições. Haverá uma reunião virtual nesta segunda-feira, às 15h, na Ferj, para definir os rumos do retorno da competição. Entre os temas a serem debatidos estão o protocolo do Jogo Seguro, condição de jogo, intervalo mínimo entre partidas, mandos de campo e jogos fora do estado do Rio de Janeiro.
A reunião não teve as presenças de dirigentes de Botafogo e Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras, em nota oficial, destacou que, além de não ter recebido convite formal, se mostra favorável a "voltar ao futebol somente quando as autoridades de saúde emitirem parecer respaldado pela comunidade científica autorizando a volta dos treinos presenciais e jogos, com indicações claras de procedimentos e normas".
Também em nota, o mandatário do Glorioso, Nelson Muffarej, mostrou sua crítica à volta aos treinos: "o futebol é um instrumento de altíssimo impacto e repercussão social. Passar essa imagem de retorno imediato, no auge da crise, de mortes, com a curva ainda em ascensão , é estar em desconexão com a realidade".
LANCE!
SELEÇÃO BRASILEIRA Primeira Convocação pós-Copa: lista de Ancelotti tem trio do Corinthians, dupla do Flamengo e inúmeras surpresas
TREINAMENTO Árbitra patoense Ruthyanna Camila participa de treinamento da Arbitragem PRO da CBF na Granja Comary
SUL-AMERICANA São Paulo leva gol de ex-Palmeiras, perde para o Boca e se complica na Sul-Americana
SUL-AMERICANA Com reservas, Vasco segura empate com o Santa Fe nas quartas da Sul-Americana
LIBERTADORES Fluminense conta com brilho de Hulk para sair na frente do Platense por vaga na semifinal da Libertadores
COPA PARAÍBA Esporte de Patos vê Copa Paraíba como laboratório para 2027 e mira vaga na Copa do Brasil
BRASILEIRÃO Vitória vence confronto direto no Barradão e mantém Grêmio colado no Z-4 do Brasileirão
EM PATOS Atleta patoense vence por nocaute no primeiro round e conquista cinturão no Jato Fight
COPA PARAÍBA Nacional de Patos pretende evitar nova montagem de elenco e manter pelo menos 80% do grupo para 2027 Mín. 20° Máx. 35°