Os secretários municipais de saúde dos municípios da jurisdição Patos participaram de mais uma reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional do Sertão (CIRs), via plataforma digital. Trata-se de um coletivo de gestores que discutem os problemas de saúde mais emergentes da população e buscam maior humanização, resolutividade e abrangência nos serviços disponibilizados pelo SUS.
A pandemia pelo coronavírus tem sido o foco desses encontros. Nesta última reunião, ocorrida ontem, segunda-feira 08, a gerente regional de saúde, Fernanda Érica de Medeiros, apresentou relatório dos novos lotes de testes rápidos e de EPIs para rateio entre os municípios e hospitais. Os gestores decidiram que a divisão de EPIs seria igualitária.
Fernanda Érica reforçou a necessidade de correções que devem ser realizadas quando houver duplicidade e dúvidas pontuais na notificação da Covid-19, em se tratando da aplicação ou não do teste rápido.
João Paulo, apoiador do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), explicou sobre os encaminhamentos a serem seguidos pelos municípios quando da requisição dos testes rápidos para públicos prioritários, trabalhadores de saúde, no enfrentamento à pandemia, sendo que a testagem deverá ocorrer prioritariamente com os sintomáticos respiratórios ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado da doença.
Ainda sobre o ofício do Cosems aos municípios, ele citou a importância de estratégias de testagem rápida direcionadas às pessoas privadas de liberdade e funcionários que fazem a segurança dos presídios, como forma de reduzir os riscos de contaminação, ações que devem ser informadas quando da solicitação dos testes para esses públicos.
A 6ª Gerência já está fazendo a distribuição no novo lote de material aos municípios, testes rápidos para Covid-19 e EPIs (álcool em gel, máscaras n95, touca descartável), assim como testes rápidos para covid-19.
Assessoria
ÔNIBUS ESCOLAR Prefeito Heitor Campos entrega novo ônibus escolar para estudantes de Cacimba de Areia
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão Mín. 22° Máx. 35°