As mudanças ocasionadas nas vidas de pessoas do mundo inteiro face às novas regras de convivência impostas a partir do reconhecimento da Pandemia do Novo Coronavírus por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de janeiro de 2020, vem fazendo com que a forma como se faz chegar ao cidadão a informação e os serviços por parte dos governos sejam repensadas e adaptadas a este dito “novo normal”.
Escolas fecharam, Unidades de Saúde reduziram a quantidade de atendimento presencial e, serviços como as atividades desenvolvidas pelas Secretarias de Assistência Social, os quais tem por base a interação social e a reinserção em sociedade de grupos formados por idosos, adolescentes, crianças e jovens, foram diretamente afetados.
Diante do novo quadro, as equipes técnicas e os gestores, inspirados pelas ações desenvolvidas na Educação e em outros setores, a exemplo do entretenimento, passou a trabalhar a proposta de atuação através das mídias sociais, aplicando a estas ferramentas os princípios para os quais foram criadas, porém, de modo a atender de forma remota as necessidades de interação e acompanhamento dos grupos.
Exemplos dessa atuação foram observados de forma mais intensificada no período compreendido nos dias 18 de maio e 12 e 15 de junho, datas marcadas pela celebração do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, respectivamente.
Nestas datas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através das equipes do Centro de Referências da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Criança Feliz, promoveu campanhas educativas através de posts e vídeos informativos, além de manter plantão para atendimento remoto por meio das redes sociais e canais disponibilizados aos usuários.
As ações reuniram psicólogos, assistentes sociais, advogado, orientadores sociais, visitadores e demais técnicos que, diariamente, acompanham o desenvolvimento e os avanços sociais alcançados pelos integrantes dos grupos.
É válido ressaltar e lembrar, que o atendimento acontece diariamente, com equipes de plantão e prontas para responder aos questionamentos e solicitações dos usuários, através de grupos de mensagens e também por meio dos perfis oficiais no Instagram de CREAS: @creasmadagua.pb.gov.br ou por mensagens no número 83 99366 5541 e pelo Facebook do CRAS: Cras Maria de Lourdes Campos.

Cledilma Cordeiro
Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água
ÔNIBUS ESCOLAR Prefeito Heitor Campos entrega novo ônibus escolar para estudantes de Cacimba de Areia
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão Mín. 22° Máx. 35°