Há 50 anos, a Seleção Brasileira de futebol conquistava o mundo pela terceira vez em sua história. No dia 21 de junho de 1970, a Canarinho entrou em campo para disputar a final da Copa do Mundo do México, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Em duelo de bicampeões, Pelé e companhia venceram a Itália por 4 a 1 e voltaram a levantar a taça após oito anos.
O Brasil fez uma campanha brilhante naquela edição do Mundial, se tornando uma das únicas a conquistarem o título com 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, três vitórias em três jogos. Na estreia, 4 a 1 contra a Tchecoslováquia. Contra a Inglaterra, brilhou a estrela de Jairzinho, que garantiu a vitória por 1 a 0. Fechando a primeira fase, a Amarelinha ainda bateu a Romênia por 3 a 2.
Já no mata-mata, os brasileiros encararam o Peru nas quartas de final e asseguraram a classificação com um 4 a 2 no placar. Na semifinal, a seleção verde e amarela vingou a derrota na finalíssima de 1950 e bateu o Uruguai por 3 a 1. Contra a Itália, na decisão, uma atuação de gala. No primeiro tempo, Pelé abriu o placar e Boninsegna empatou. Depois do intervalo, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto balançaram a rede e confirmaram o tricampeonato.
O Brasil teve seis jogadores na seleção do torneio: o zagueiro Piazza; o lateral Carlos Alberto; os meias Rivellino e Gérson; além dos atacantes Jairzinho e Pelé. O penúltimo foi o vice-artilheiro da competição, com sete gols marcados, ficando atras apenas do alemão Gerd Muller, que fez 10. O camisa 10, por sua vez, foi eleito o melhor jogador do Mundial.
Gazeta Esportiva
LIBERTADORES Flamengo perde Arrascaeta ainda no 1° tempo, leva gol 'inusitado' do Estudiantes e empata na Argentina pela Libertadores
COPA DO NORDESTE Botafogo-PB e Fluminense-PI empatam e são eliminados da Copa do Nordeste 2026
COPA DO NORDESTE CRB passa fácil pelo Sousa e os dois estão fora da Copa do Nordeste
JUDÔ PARALÍMPICO Paraibana de Jericó conquista ouro no Grand Prix de Judô Paralímpico em Cuiabá representando equipe patoense e garante vaga para próxima etapa nacional
LIBERTADORES Com gol contra de Carlos Miguel, Palmeiras empata com Cerro Porteño e deixa tudo embolado no Grupo F da Libertadores
SUL-AMERICANA Grêmio empata com o Palestino com três pênaltis perdidos e segue sem vencer fora na Sul-Americana
SUL-AMERICANA Atlético-MG perde na altitude para o Cienciano, se complica na Sul-Americana e aumenta 'crise'
LIBERTADORES Mirassol supera expulsão, vence o Always Ready e segue invicto em casa na Libertadores
SUL-AMERICANA Com reservas, São Paulo segura empate com o Millonarios e segue líder na Sul-Americana Mín. 19° Máx. 34°