Nesta quinta-feira 23 de julho, a 6ª Gerência Regional de Saúde realizou uma Roda de Conversas, tendo como tema “Educação Permanente em Saúde em Tempos de Pandemia”. Para esse momento foram convidados representantes dos municípios (São José de Espinharas, Teixeira, Matureia, Desterro, Cacimbas, Cacimba de Areia e Passagem) que fazem parte da Região.
A Roda de conversas foi conduzida pela apoiadora institucional do CEFOR/SES-PB, Jucivânia Souza, e pelo Apoiador Regional, Paulo Sérgio. Também estiveram presentes nas discussões a gerente regional de saúde, Fernanda Érica, apoiadoras regionais Elaine Sales e Izamara Sousa, coordenadoras de imunização, Socorro Guedes, e da vigilância epidemiológica, Marivalda Xavier, ambas da 6ª Gerência Regional de Saúde. Foram respeitados a distância recomendada e o uso de máscara.
No momento cada município expôs as atividades e ações que estão realizando nos municípios. Na oportunidade Jucivânia fez um resgate da Implantação da Política de Educação Permanente no Estado da Paraíba, mostrando a importância de discussão e abordagem do tema, explicou a diferenciação entre Educação Permanente, Educação Continuada e Educação em Saúde.
“A ideia dessas rodas de conversas com os municípios têm por objetivo mostrar a importância da educação permanente em saúde, como estratégia de melhoria das práticas profissionais, trazer as problemáticas vivenciadas nos territórios e buscar as potencialidades para solucionarmos os problemas. Educação permanente não se trata apenas de cursos de qualificação, treinamentos. O que queremos é que eles realizem planejamento em seus territórios, por meio da reflexão crítica do processo de trabalho”, comentou Jucivânia.
Ao final da reunião houve uma avaliação dos pontos discutidos e do momento atual que os municípios estão vivenciando com a pandemia do coronavirus. Foi acordado, por todos, que será realizado um segundo momento para reflexão em torno das ações que serão colocadas em prática como encaminhamentos a partir da reunião desta quinta-feira.


Assessoria
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°