Um portaria publicada no início no mês pelo Ministério da Saúde definiu que não será feito o cálculo para pagamento a municípios, relativo ao programa Previne Brasil. Em vez disso, as administrações vão receber o valor completo, como se tivessem atingido 100% da meta do programa. O objetivo é facilitar o trabalho dos agentes da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia do novo coronavírus.
Com isso, 4.472 municípios serão contemplados com a totalidade dos recursos previstos para para o período de setembro a dezembro, em um total de R$ 500 milhões. A partir de janeiro, o valor volta a ser calculado de forma normal.
Ministério da Saúde alerta para interiorização da Covid-19
O Previne Brasil é um programa que avalia se os municípios realmente estão realizando as atividades previstas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O objetivo é incentivar municípios a se empenharem na Atenção Primária à Saúde, liberando verba proporcional ao desempenho nas metas definidas pelo governo.
Para se calcular o valor do pagamento, o Ministério da Saúde usa os seguintes critérios: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
Fonte: Brasil 61
Chuvas em 2026 INMET emite alerta de chuvas intensas para Patos e mais 159 cidades da Paraíba neste domingo (29)
João Pedro 2026 Rey Vaqueiro, Simone Mendes, Seu Desejo, Neiff, Calcinha Preta e mais: Prefeitura de Desterro anuncia atrações do João Pedro 2026
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão
Chuvas Patos registra 87 mm nas últimas 24h, e Mãe d’Água é o primeiro município a ultrapassar 600 mm no acumulado em 2026
Infraestrutura Infraestrutura de Olho d’Água realiza reparos emergenciais em açude e trabalha para restabelecer acesso de comunidade rural Mín. 23° Máx. 32°