Ao longo da pandemia do coronavirus, a 6ª Gerência Regional de Saúde recebeu e fez chegar aos 24 municípios de sua jurisdição, bem como às unidades hospitalares referência para atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, 34.460 testes rápidos, todos já entregues.
Seguindo a nova estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em se tratando de testagem para a doença causada pelo coronavirus, a 6ª Gerência já informou aos municípios da regional Patos que o objetivo do Estado agora é intensificar o RT-PCR, que pesquisa o RNA do vírus, realizado através da coleta swab (cotonete) nasal (nariz). Trata-se de um dos testes mais confiáveis, ideal ser feito entre o terceiro e sétimo dia dos sintomas.
O Estado aproveita a reestruturação do Lacen, que terá condições de ampliar número bem superior ao atual de exames, acelerando os resultados para Covid-19. Outro teste que a SES irá intensificar no Lacen, em breve, será o de sorologia (IGM-IGG). A Sexta Gerência solicitou swabs para repassar às cidades. No próximo dia 28 os municípios e serviços da região participarão de mais um treinamento para coleta de swab, oferecida pela equipe da 6ª Gerência.
Máscaras
Aproximadamente 72 mil máscaras reutilizáveis foram enviadas à Sexta Gerência Regional de Saúde pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), que executa a Política de Assistência Social no Estado. Todo o material, que faz parte das medidas preventivas ao coronavirus, será repassado aos municípios, que fará a entrega às famílias beneficiárias do Bolsa Família e demais em situação de vulnerabilidade e risco social. Ao assinar o termo o município se encarrega de fazer a distribuição, duas máscaras por membro familiar, com limite de 06 máscaras por família.
Foto:Secom
Chuvas em 2026 INMET emite alerta de chuvas intensas para Patos e mais 159 cidades da Paraíba neste domingo (29)
João Pedro 2026 Rey Vaqueiro, Simone Mendes, Seu Desejo, Neiff, Calcinha Preta e mais: Prefeitura de Desterro anuncia atrações do João Pedro 2026
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão
Chuvas Patos registra 87 mm nas últimas 24h, e Mãe d’Água é o primeiro município a ultrapassar 600 mm no acumulado em 2026
Infraestrutura Infraestrutura de Olho d’Água realiza reparos emergenciais em açude e trabalha para restabelecer acesso de comunidade rural Mín. 23° Máx. 32°