
urante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta feira (20) o Padre Elias Ramalho da Paróquia de Santa Luzia, e a comissão da festa explicaram detalhadamente como será a festa da padroeira este ano, segundo o pároco, a festa passou por algumas mudanças devido a pandemia do novo coronavírus.
Este ano não haverá a tradicional carreata de abertura com a imagem de Santa Luzia percorrendo as principais ruas, para evitar aglomerações.
A igreja decidiu durante todo o dia 4 de dezembro a partir das 8hs as 12h e das 14 as 17hs priorizar um espaço na frente da igreja matriz para proferir bênçãos direcionadas aos ciclistas, motoristas, moto taxisitas e motociclistas e todos os responsáveis da noite de abertura da festa.
Para participar das novenas e da missa do dia 13 não será mais preciso agendar na secretaria da paróquia, a comissão decidiu abrir a parte superior da igreja, e ao completar a capacidade de 30% dos fieis nos dois espaços internos, o restante das pessoas serão direcionadas para parte externa da igreja, onde terá uma estrutura com 200 cadeiras e um telão para que todos possam acompanhar as celebrações.
Ainda na parte litúrgica da festa, esse ano não será permitido os batizados no dia 13 de dezembro, devido todos os anos a celebração do batismo ter um comparecimento muito expressivo de crianças e jovens, o padre decidiu que os batizados sejam realizados em uma outra data programada.
Outra mudança é que este ano a tradicional procissão de Santa Luzia também não acontecerá, haverá a missa das 6h e a missa Solene das 10h de forma online. Apos a missa Solene haverá o beijo da Santa.
As 17h haverá a missa de encerramento na parte interna da igreja, finalizando com o descerramento das bandeiras e show pirotécnico em diversos pontos da cidade.
Parte Social
A parte social esta praticamente quase definida, haverá quermesse no sistema Drive Thru, as pessoas podem adquirir seu lanche, comprando a ficha no lado direito da praça passando pela as barracas e em seguida se dirigem ao outro lado para receber o seu lanche, deixando o trânsito livre para que outros possam participar.
Com relação aos shows deste ano será no formato de lives, nos dias 4, 5 e 6 e no outro fim de semana ,11 12 e 13, o dia 12 a loja Carolina Presentes vai reverter todas as doações para a festa da padroeira. Entre os artistas estarão, Neguinho Show, Kalifa Cabral, Urano Show Baile, Ministério de música Nova Unção e a apresentação cultural do Oratório de Santa Luzia com a Companhia de teatro Encantus de Santa Luzia.
O leilão da festa acontecerá de forma presencial no centro pastoral no dia 13 a partir das 13h, com horário um pouco estendido este ano devido a não realização da procissão.
As pessoas que quiserem doar devem procurar a secretaria da paróquia ou a comissão da festa para fazer as doações dos "olhos vivos de Santa Luzia". As doações podem ser feitas pelo o Whats app da paróquia (83) 3461 2741. O beijo da Santa acontece no dia 13 após a missa solene.
A partir do dia 5 de dezembro das 8 as 11h terá início a distribuição das relíquias de Santa Luzia (distribuição das fitas) o tradicional beijo da santa que accontece todos os anos. As promessas no dia da festa principalmente com a presença das pessoas do grupo de risco não serão permitida, padre Elias reforçou para que essas pessoas fiquem em casa.
Durante as celebrações, a igreja vai seguir todos os protocolos sanitários publicados no Diário Oficial do Estado, para oferecer mais segurança aos fieis que deverão participar da festa de Santa Luzia. Toda a programação será transmitida ao vivo nos canais da Pascom Santa Luzia, no youtube Paróquia Santa Luzia PB e facebook Pascom Santa Luzia.
Portal Vale Notícias
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°