O protocolo do 'Novo normal' das escolas, na Paraíba, divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, determina uso de máscaras e aferição de temperatura, distanciamento e recreios intercalados. O documento ainda recomenda marcação do piso da escola, priorização de atividades ao ar livre e a distância. O protocolo traz orientações para o público infantil, fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). A unidade de ensino deve capacitar professores, técnico-administrativos, prestadores de serviços e colaboradores.
De forma geral, o protocolo determina que sejam compartilhadas informações claras sobre a covid-19 e estimula a conciliação do método não presencial com gradativo retorno presencial. Já o uso de salas dos professores, de reuniões e de apoio deve ser limitado a grupos pequenos e respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.
O documento destaca ainda que as avaliações, testes, provas e vestibulares podem ser feitas desde que seja cumprido o distanciamento de 1,5 metro e sempre mantendo a higienização de espaços e equipamentos. O escalonamento de intervalos e recreios, também se estende para as refeições realizadas na instituição.
Sobre a higienização, o protocolo recomenda aos alunos que lavem as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70% ao entrar e sair da instituição de ensino, ao entrar e sair da biblioteca, antes e depois das refeições, e em outros ambientes coletivos, a exemplo de laboratórios de ciência e informática, e antes das refeições.
Para o público ensino infantil, o protocolo recomenda que as escolas disponibilizem materiais e orientações para os pais ou responsáveis para realização de atividades educacionais com as crianças. Além disso, para as crianças de berçário, a orientação é colocar os berços ou outros locais onde as crianças dormem com distanciamento. Os profissionais devem estar o tempo todo de máscara. Além disso, recomenda-se que o responsável por levar e buscar a criança nas escolas não seja do grupo de risco.
Confira abaixo o protocolo completo:













Clickpb com Secom-pb
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5) Mín. 22° Máx. 35°